Você sabe para que serve uma norma regulamentadora? Todavia, as normas regulamentadoras são um conjunto de exigências e procedimentos em relação às dinâmicas de segurança e medicina do trabalho. Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Todas elas são obrigatórias às empresas que possuem vínculos empregatícios de acordo com as leis previstas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Atualmente, existem trinta e seis definidas com o objetivo de garantir a segurança e saúde nos ambientes de trabalho. Entre elas, algumas se destacam e são mais conhecidas:
A primeira norma foca nas disposições gerais, aborda a obrigatoriedade das empresas, dos órgãos públicos que tenham colaboradores contratados seguindo as leis da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Contudo, ainda nessa norma, é definido que caso não sejam compridas as exigências legais de contratação, a empresa deverá sofrer penalidades previstas na legislação.
Já a quarta norma centraliza suas especificações na necessidade dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Explora a necessidade da especialização de algumas empresas na área de segurança com a finalidade de zelar pela integridade do trabalhador.
Avalia também a atividade prestada pela instituição, a quantidade de empregados e com a necessidade dos conhecimentos em relação à segurança e saúde no ambiente de trabalho.
A quinta norma aborda a CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É determinado que empresas que possuam no mínimo 20 funcionários necessitam estruturar uma comissão interna com o objetivo de manter boas práticas de segurança e evitar acidentes de trabalho.
A norma nº6 define que é de responsabilidade da empresa oferecer aos empregados Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs. Os utensílios devem estar em boas boas condições de utilização e devem ter o tamanho adequado para cada colaborador.
A décima e última norma trata da necessidade de segurança em instalações elétricas e serviços de eletricidade. São abordadas práticas preventivas e formas de controle com o objetivo de preservar a saúde e segurança do trabalhador.
E aí, você conseguiu entender para que serve uma norma regulamentadora e sua importância para estabelecer um ambiente de trabalho seguro e que não ofereça riscos aos trabalhadores? Portanto, não deixe de acompanhar o E-diário Oficial e fique sempre informado!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…