Matérias

NIRE: O Que É, Como Obter e Como Consultar

Quem deseja empreender costuma ficar bastante receoso ao pensar em toda a documentação necessária para colocar um negócio em funcionamento — mas entender o que cada uma delas significa e qual a sua importância ajuda a tornar o processo menos assustador.

O assunto deste artigo é o NIRE. Leia para entender:

  • o que é o NIRE;
  • para que serve o NIRE;
  • se o NIRE é obrigatório para todas as empresas;
  • como obter o NIRE;
  • como consultar o NIRE.

O que é o NIRE

NIRE é a sigla para Número de Identificação do Registro de Empresas. Agora é possível que você esteja se perguntando: mas não é a mesma coisa que CNPJ? Não. Para ficar mais fácil, se compararmos essas documentações com as de pessoas físicas, o CNPJ corresponde ao CPF e o NIRE, ao RG.

Enquanto o CNPJ é uma documentação de âmbito federal, o NIRE atesta a legalidade da empresa no Estado. É importante lembrar que, para que possa funcionar adequadamente e dentro da lei, um negócio deve ser registrado na prefeitura, no Estado, na Receita Federal e, ainda, na Previdência Social.

Formado por 11 números, o NIRE é emitido pela junta comercial do Estado em que a empresa é fundada. Entre esses números, ficam representados a Unidade Federativa e o tipo de negócio. Entenda no exemplo a seguir:

1123333333-4

  • os números 1, nesse caso, correspondem ao Estado em que a empresa atua;
  • o número 2, informa qual é o tipo jurídico de uma empresa (como MEI, Sociedade Individual ou Sociedade Limitada, entre outras);
  • os números 3 estão relacionados à inscrição da empresa;
  • o número representado pelo 4 é o chamado dígito verificador, utilizado para atestar a veracidade do registro.

É importante diferenciar, também, o NIRE da Inscrição Estadual, já que também é muito comum que as pessoas se confundam em relação a esses dois documentos. Embora ambos sejam cadastros em âmbito estadual, a inscrição tem o objetivo de tornar a empresa contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Para que serve o NIRE

O documento do NIRE é importante para proteger o nome da empresa, já que nenhum outro negócio poderá ser registrado no mesmo Estado com o mesmo nome. Além disso, ele permite a emissão de nota fiscal, autoriza a empresa a comercializar mercadorias e, também, a participação do negócio em licitações públicas. 

O NIRE é obrigatório a todas as empresas?

Até 2019, o NIRE era um documento obrigatório para todas as empresas. No ano citado, entretanto, foi publicada a Lei da Liberdade Econômica, com o objetivo de diminuir a burocracia envolvida na abertura de empresas para incentivar o empreendedorismo. 

Desde então, obter esse documento passou a ser obrigatório apenas para negócios na área do comércio. 

Como obter o NIRE

Está abrindo uma empresa e precisa obter esse documento? Como falamos acima, o NIRE deve ser requisitado na junta comercial do Estado e, para isso, o primeiro passo é decidir o nome da empresa e verificar se não existe outro negócio com esse mesmo nome.

A partir de então, para requerer o número de registro, é preciso protocolar os seguintes documentos:

  • cópia autenticada da carteira de identidade do titular da empresa;
  • contrato social;

Além de preencher o requerimento padrão, a ficha de cadastro nacional e realizar o pagamento das taxas.

É importante saber que, quando os documentos são aprovados e o documento é gerado, as informações da empresa se tornam públicas e qualquer interessado pode consultá-las. Essa também é uma maneira de deixar claro, para os devidos fins, que o negócio está funcionando em situação regular.

Como consultar o NIRE de uma empresa

Como foi dito acima, as informações básicas de uma empresa são públicas e estão à disposição da sociedade. Portanto, se você deseja consultar o NIRE de um negócio, seja do seu próprio ou de outrem, basta acessar o site da junta comercial do Estado em que a empresa está registrada e consultá-la a partir de seu CNPJ.

É possível encontrar facilmente os site da junta comercial de cada Estado, basta procurar no Google “junta comercial + UF desejada”. 

Esperamos que esse texto tenha tirado todas as suas dúvidas relacionadas ao NIRE. Se você está se informando porque deseja abrir uma empresa, não deixe de ler também o nosso artigo sobre aspectos legais que todo empreendedor precisa conhecer

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago