Matérias

Como Preparar a Empresa Para Auditoria Financeira

A auditoria financeira é um processo que examina detalhadamente as atividades relacionadas à contabilidade de uma empresa, com o objetivo de confirmar a veracidade das documentações, bem como a eficácia e a segurança das operações.

Realizá-la periodicamente é essencial para identificar eventuais erros e, até mesmo, alterações fraudulentas nas atividades e nas documentações que podem custar extremamente caro para a organização. 

Leia este artigo para entender:

  • a importância da auditoria financeira;
  • como preparar a empresa para uma auditoria financeira;
  • o que é analisado na auditoria financeira;
  • qual é a diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil.

A importância da auditoria financeira

De acordo com a ISSAI 200, o principal propósito da auditoria financeira é promover a prestação de contas de órgãos e entidades públicos que, afinal, devem assumir esse compromisso com a sociedade — mas não são apenas essas organizações que devem realizá-las.

A lei 11.638 prevê que toda empresa que tenha um faturamento superior a 300 milhões de reais ou, ainda, ativos totais acima dos 240 milhões devem realizar auditoria externa e independente. Isso significa que o processo não pode ser realizado por funcionários da contabilidade da própria empresa.

Apesar da obrigatoriedade imposta apenas a essas organizações maiores, muitas empresas menores já preferem optar pelo processo de auditoria financeira externa. Isso porque, desde que se conte com profissionais e empresas de auditoria de confiança, é muito mais seguro que essa avaliação aconteça de maneira totalmente independente — visto que um de seus objetivos é descobrir se existem falhas ou fraudes nos processos e documentos contábeis, o que poderia ser mais facilmente escondido em uma auditoria interna. 

Como preparar a empresa para uma auditoria financeira

Enquanto algumas empresas optam por realizar auditorias financeiras em momentos-chave como o de renovação de contratos importantes ou quando as contas não andam muito equilibradas, outras preferem optar por seguir uma periodicidade estabelecida. 

Se preparar para esse momento significa conscientizar todos os colaboradores do departamento financeiro de que os processos precisam ser expostos, e que não adianta tentar esconder nada, já que os profissionais que a realizam são capacitados para encontrar os erros, até mesmo os ocultos.

Partindo desse ponto, o primeiro passo é fazer o mapeamento desses processos, elencando todas as atividades que estão envolvidas nos pagamentos, recebimentos, cobranças e demais transações e controles financeiros realizados pela empresa.

As ferramentas de controle utilizadas para esse tipo de atividade também devem ser mapeadas e disponibilizadas aos auditores: planilhas, relatórios, e todos os outros tipos de documentação usadas para controlar as transações financeiras precisam ser levados em conta.

Documentos como o balanço patrimonial e o DRE também são fundamentais para os auditores. Ademais, no portal do Tribunal de Contas da União é possível encontrar e fazer  o download gratuito do Manual da Auditoria Financeira, um documento oficial, editado em 2016, que engloba todas as particularidades desse processo para que seja possível entendê-lo em sua íntegra. 

O que é analisado na auditoria financeira

Ao entrar em contato com a realidade das operações da empresa e todas as documentações, os auditores responsáveis pelo processo buscarão identificar questões como falhas e fraudes nas documentações e falhas, fraudes e riscos nos processos e atividades.

Os profissionais precisam atestar também a conformidade da empresa em relação às leis fiscais, bem como apontar qualquer tentativa de apagamento de erros ou mesmo omissão nas declarações de receitas e registros. 

O resultado deve ser apresentado aos gestores em formato de um relatório, que aponte todas as questões observadas.

Qual é a diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil

É muito comum que as pessoas confundam esses dois tipos de auditoria que, em geral, andam de mãos dadas. Na maioria das vezes, a auditoria financeira engloba a auditoria contábil — mas é importante explicar que essa segunda está mais relacionada à verificação das demonstrações contábeis, enquanto a primeira passa também pela parte de controles e atividades.

Para que se possa obter uma avaliação mais completa sobre a situação financeira da empresa e sua adequação às normas fiscais, o ideal é que elas sejam sempre realizadas em conjunto. 

Se você quer entender mais especificamente sobre esse assunto, não deixe de ler também o nosso artigo sobre o que é e qual é a importância da auditoria contábil

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

2 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago