Matérias

Como tornar sua empresa sustentável em 4 passos

Adotar atitudes de proteção ao meio ambiente é uma estratégia tanto de compliance ambiental, para prevenir infrações e ações judiciais, quanto de marketing e melhoria da imagem corporativa. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar e contratar serviços de uma empresa sustentável.

Sabemos que a sustentabilidade envolve muitos fatores, inclusive de relacionamentos humanos e gestão financeira. Mas neste artigo vamos focar nas ações de preservação do meio ambiente. 

4 atitudes que toda empresa sustentável deve tomar

Existem muitas ações possíveis para turbinar a sustentabilidade da sua empresa. Porém, para começar, adote essas quatro atitudes:

1. Menos papel, mais documento digital

Incentive sua equipe a utilizar documentos digitais em vez de imprimir e manusear documentos físicos. Além de ser mais seguro e prático para a organização das tarefas, essa substituição reduz a quantidade de papel descartada. 

Imagine só o quanto seria economizado se todos os contratos, processos administrativos, atas de reunião, balanços patrimoniais e outros documentos de trabalho fossem inteiramente digitais! O planeta agradeceria e o caixa da sua empresa também.

2. Separar e reciclar o lixo

Muitas empresas possuem lixeiras separadas para coleta seletiva, mas nem todas as utilizam da maneira correta. Conscientize os funcionários sobre a importância de descartar cada resíduo na lixeira correta para facilitar a separação e reciclagem de metais, papéis, plásticos e vidros.

Para ser uma empresa sustentável verdadeiramente, não adianta separar os materiais e não encaminhá-los para o lugar certo. Por isso, confira se o lixo reciclável está indo para os postos de coleta seletiva. Se não, entre em contato com a prefeitura ou com organizações da iniciativa privada especializadas nesse serviço.

3. Uso consciente de água e energia elétrica

Geralmente, os colaboradores passam a maior parte do dia nas instalações do trabalho. A forma como eles usam a água e a energia elétrica tem um grande impacto no meio ambiente e nas contas de manutenção. 

Por isso, fixe cartazes de conscientização nos banheiros, cozinhas e bebedouros. Estabeleça, também, metas de racionamento e economia de água e energia por departamento.

4. Licença ambiental regular e em dia

Se a sua empresa exerce alguma das atividades listadas na Resolução Normativa Nº 237/1997 da Conama, ela precisa obter – e renovar periodicamente – uma licença ambiental

Sem autorização do Poder Público, a utilização de recursos naturais pode configurar crime ambiental, sujeito a multa e detenção. Por isso, não deixe de renovar sua licença nos prazos corretos. 

Saiba como fazer a renovação da licença ambiental neste outro artigo.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago