O IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas (empresas) e é cobrado em situações como:
A porcentagem do imposto sobre o valor depende do tipo de operação. É importante lembrar que o IOF é um imposto federal e o governo pode realizar alterações nas porcentagens.
Atualmente, temos os seguintes valores:
Segundo a Receita Federal, o tributo foi criado para controlar o mercado financeiro, em uma época em que as aplicações do dinheiro eram feitas em um dia e resgatadas poucas horas – ou dias – depois, devido a alta inflação e a variação do valor ao longo de um único dia.
O objetivo do imposto é de regular a economia. Acredita-se que, com essa medida, é possível que o governo federal tenha noção de como está funcionando a oferta e demanda de crédito no país, podendo equalizar alguns pontos econômicos com o ajuste de taxas.
Algumas pessoas não levam em consideração o imposto ao fazer compras avaliando, muitas vezes, apenas o valor das parcelas. É preciso ficar de olho no percentual do IOF para evitar surpresas desagradáveis.
Eaí, aprendeu como funciona esse imposto? Continue acompanhando o E-diário para mais conteúdos como esse.
Você sabe quais são os tipos de crimes mais comuns no Brasil? É importante dominar o assunto se for presta…
A revelia é declarada quando um réu não apresenta sua defesa sobre um processo até o prazo estipulado. Essa não…
A ação rescisória trabalhista é um importante instrumento que surge quando um processo é encerrado, mas sem o resultado pretendido e…
Você já deve ter ouvido falar na expressão trânsito em julgado ou transitar em julgado, seja na televisão ou ao…
Se você deseja começar um negócio que utiliza recursos naturais em suas atividades, é preciso saber o que é licença…
Você sabia que a emissão de nota fiscal é obrigação de todas as empresas que vendem produtos ou serviços? No…