Sem Categoria

Equiparação Salarial — Como Garantir A Isonomia Salarial Na Sua Empresa

Você sabe o que é equiparação salarial? É o direito do trabalhador de ter o salário igual ao de outros colaboradores que exercem as mesmas funções.

Sendo assim, não poderá haver distinção de sexo, nacionalidade ou idade, ente pessoas que a diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos. 

Quer saber como funciona esse direito e quais as suas características? Descubra neste artigo!

O que é equiparação salarial?

A lei integrada a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) artigo 461, é uma determinação feita por meio de um paradigma, servindo como base de equiparação salarial com outro colaborador na mesma função. 

O objetivo da lei é proteger os trabalhadores de possíveis discriminações por conta de diferenças raciais, de gêneros, sexualidade e de regionalismo. 

No entanto, é fundamental estar atento a algumas características que envolvem o paradigma e o equiparado (colaborador). São elas:

  • funções idênticas: é imprescindível que os trabalhadores exerçam as mesmas tarefas, para que ocorra a equiparação;
  • trabalhos de igual valor: será necessário avaliar se o valor agregado da função é o mesmo, como a produtividade e a perfeição técnica;
  • serviço prestado no mesmo serviço: para que a equiparação seja realizada, é essencial que os colaboradores trabalhem no mesmo estabelecimento empresarial;
  • diferença de tempo de serviço não seja maior que quatro anos: para a equiparação salarial, a diferença de tempo de serviço entre os profissionais comparados não pode ser superior a quatro anos;
  • diferença de tempo de função não seja maior que dois anos: se a comparação foi feita com um trabalhador que está na função a um ano e outro com mais de três, não poderá existir a equiparação

Tenha planos de carreira e salários

Ter um plano de carreira e salários é de extrema importância dentro da empresa. Isso porque, ficará claro o quanto os processos são estruturados e justos com os colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais organizado e profissional. 

Esse plano, faz com que os colaboradores se sintam valorizados e, consequentemente, mais motivados para buscar maiores resultados para a empresa. Existindo esse equilíbrio de salários e não havendo distinção entre a equipe, tudo ocorrerá bem, dentro da lei e com a satisfação de todos.Percebeu como a equiparação salarial é fundamental para as empresas? Continue lendo os artigos do E-diário e deixe nos comentários se gostou do artigo!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago