contrato-de-parceria-empresarial
Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente sabe sobre o que o documento se trata. Basicamente, ele é o instrumento intermediário do qual duas ou mais pessoas dão início a um empreendimento conjunto.
Sabendo que pode haver muitos dúvidas em relação ao assunto, o e-Diário Oficial preparou esta matéria para você. Confira abaixo!
No contrato de parceria empresarial, que deve ser de consentimento de todas as partes envolvidas, os parceiros terão que definir algumas questões burocráticas em relação ao funcionamento do negócio. Como eles repartirão os lucros entre si, em porcentagem, é uma delas.
Além disso, quem ficará responsável pela administração, pelas despesas, quais serão os bens e serviços colocados no empreendimento, entre outras informações empresariais. Tudo isso deverá estar exposto no contrato.
Após as atividades definidas, o documento deverá ser assinado pelas partes e, claro, por duas testemunhas cada. Por fim, todos terão uma cópia do papel original.
Não necessariamente. O contrato de parceria empresarial, ainda, não é obrigatório seu registro. Porém, há quem queira registrá-lo por segurança. Se é o seu caso, ele deverá ser levado para o Cartório de Registro de Títulos e Documentos da sua cidade, e deve acompanhá-lo:
Sobretudo, é importante saber que as relações entre os sócios é regida pelo Código Civil (Lei Federal n. 10.406).
Quem já teve uma sociedade que não deu certo, sabe o quanto é frustrante perdê-la. Muitas vezes, a divergência entre os sócios e as obrigatoriedades mal-resolvidas, acabam com um negócio em pouco tempo. Para evitar desentendimentos, contratempos e situações de estresse, o contrato de parceria empresarial deve ser feito de forma segura.
Para isso conte com a ajuda de um advogado para que ele possa elaborar o documento e deixar clara ambos os direitos e deveres. Além disso, não cometa o erro de:
Não ter essas questões alinhadas pode levar o negócio à falência! Por isso, garanta sempre a segurança das suas relações desde o início.
Gostou do artigo? Continue acompanhando as matérias do site para outros assim!
Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…
De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…
O Código de Ética OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) é um órgão que monitora…
Para se destacar na carreira e estar sempre à frente dos seus concorrentes, é de…
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abordados em 2019,…
Saiba quais são os processos de como registrar uma marca e comece a ter os…