Matérias

Como tornar sua empresa sustentável em 4 passos

Adotar atitudes de proteção ao meio ambiente é uma estratégia tanto de compliance ambiental, para prevenir infrações e ações judiciais, quanto de marketing e melhoria da imagem corporativa. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar e contratar serviços de uma empresa sustentável.

Sabemos que a sustentabilidade envolve muitos fatores, inclusive de relacionamentos humanos e gestão financeira. Mas neste artigo vamos focar nas ações de preservação do meio ambiente. 

4 atitudes que toda empresa sustentável deve tomar

Existem muitas ações possíveis para turbinar a sustentabilidade da sua empresa. Porém, para começar, adote essas quatro atitudes:

1. Menos papel, mais documento digital

Incentive sua equipe a utilizar documentos digitais em vez de imprimir e manusear documentos físicos. Além de ser mais seguro e prático para a organização das tarefas, essa substituição reduz a quantidade de papel descartada. 

Imagine só o quanto seria economizado se todos os contratos, processos administrativos, atas de reunião, balanços patrimoniais e outros documentos de trabalho fossem inteiramente digitais! O planeta agradeceria e o caixa da sua empresa também.

2. Separar e reciclar o lixo

Muitas empresas possuem lixeiras separadas para coleta seletiva, mas nem todas as utilizam da maneira correta. Conscientize os funcionários sobre a importância de descartar cada resíduo na lixeira correta para facilitar a separação e reciclagem de metais, papéis, plásticos e vidros.

Para ser uma empresa sustentável verdadeiramente, não adianta separar os materiais e não encaminhá-los para o lugar certo. Por isso, confira se o lixo reciclável está indo para os postos de coleta seletiva. Se não, entre em contato com a prefeitura ou com organizações da iniciativa privada especializadas nesse serviço.

3. Uso consciente de água e energia elétrica

Geralmente, os colaboradores passam a maior parte do dia nas instalações do trabalho. A forma como eles usam a água e a energia elétrica tem um grande impacto no meio ambiente e nas contas de manutenção. 

Por isso, fixe cartazes de conscientização nos banheiros, cozinhas e bebedouros. Estabeleça, também, metas de racionamento e economia de água e energia por departamento.

4. Licença ambiental regular e em dia

Se a sua empresa exerce alguma das atividades listadas na Resolução Normativa Nº 237/1997 da Conama, ela precisa obter – e renovar periodicamente – uma licença ambiental

Sem autorização do Poder Público, a utilização de recursos naturais pode configurar crime ambiental, sujeito a multa e detenção. Por isso, não deixe de renovar sua licença nos prazos corretos. 

Saiba como fazer a renovação da licença ambiental neste outro artigo.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Errata ou Retificação: Qual a Diferença e Como Publicar no Diário Oficial?

Você sabia que é possível divulgar uma retificação de publicação no Diário Oficial? É possível…

6 dias ago

Como Consultar Processo Trabalhista Pelo CPF? Confira O Passo A Passo

Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…

2 semanas ago

Livro Ata: O Que É, Para Que Serve e Como Preencher Corretamente Termos De Abertura E Encerramento?

Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…

4 semanas ago

Estágio Obrigatório: O que é e Como Funciona?

O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…

1 mês ago

Quarta-Feira De Cinzas É Feriado Ou É Ponto Facultativo? Entenda O Que Diz A Lei

Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…

1 mês ago

Chamamento Público: O Que É, Como Funciona e Quais as Diferenças em Relação à Licitação?

Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…

2 meses ago