Matérias

Como Fazer Uma Ata Para as Suas Reuniões

Reuniões de trabalho, de associações, assembleias ou outros tipos de organizações são úteis para debater as principais pautas de interesse do grupo, trazer sugestões, críticas e soluções para as situações. Por conta disso, é preciso fazer um documento que registre todas as resoluções. E, para que ele esteja dentro dos padrões, é essencial saber como fazer uma ata corretamente.

Continue lendo este artigo para entender melhor sobre o assunto!

O que é uma ata?

Ata é um documento que formaliza a realização e uma reunião. Nela são relatados todos os temas que foram abordados pelo grupo, de modo que oficializa o que foi dito e auxilia na clareza das informações que devem ser repassadas para outros interessados. 

Além disso, é um item obrigatório para a organização de debates sociais, como é o caso de assembleias, associações, equipes de trabalho ou mesmo moradores de condomínio.

Como fazer uma ata corretamente?

Não basta apenas criar um documento e colocar algumas informações no corpo do texto. É preciso saber como fazer uma ata da forma correta, já que ela pode servir para oficializações legais, como é o caso da criação de associações.

Veja só os itens principais que devem, obrigatoriamente, fazer parte da documentação:

  • cabeçalho: logo no início da ata é preciso colocar o título (por exemplo: Ata de Reunião Extraordinária), a data que foi realizado o encontro, o horário de início e término, além do local que cedeu espaço ao encontro;
  • integrantes: logo após, é preciso colocar a relação de pessoas que participaram da reunião, com a adição do cargo que ela ocupa naquela organização. Em caso de documentos de oficialização, é preciso colocar em anexo a assinatura de cada um. Para encontros rotineiros, não é necessário a firma;
  • pauta: o assunto principal pelo qual foi realizada a reunião;
  • categorização por tema: depois dessas informações iniciais, é preciso adicionar tópicos sobre cada um dos assuntos tratados. Dentro de cada um deles, é importante fornecer alguns detalhes sobre o que foi discutido, os dados mais relevantes levantados, entre outros tipos de dados;
  • resolução: qual foi a conclusão gerada por meio da discussão, as ações que serão tomadas a partir de então e os prazos para a execução das relatadas atitudes.

Agora que já sabe como fazer uma ata para as suas reuniões, continue lendo o portal e-Diário Oficial! Aproveite e baixe o modelo de documento do e-Diário para facilitar seu dia a dia!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago