Concurso Público

4 Dicas Importantes de Como Fazer um Edital

Se você passou por uma graduação provavelmente já teve contato com esse tipo de documento diversas vezes, mas já se perguntou como fazer um edital? Nem sempre é fácil pensar em construir o material de forma assertiva.

O termo é extremamente importante em concursos, eventos, atividades, contratações e processos seletivos, além de ser sempre uma obrigação em seleções públicas e por isso são criados dezenas deles todos os anos.

Se você quer aprender como fazer um edital, confira as nossas dicas!

Como fazer um edital?

Um edital é um documento que tem como objetivo divulgar questões oficiais de interesse público e que devem ser publicados no Diário Oficial Da União ou do Estado, para formalização. 

 

Existem diferentes tipos de editais diferentes, seja um de convocação, licitação ou contrato, esse documento precisa ser redigido dentro de uma estrutura determinada, mas que com as quatro dicas seguintes fica simples ter um norte para execução de um bom trabalho: 

 

1. Apure todas as informações

A principal razão de os editais serem criados é passar informações importantes para os candidatos. Sendo assim, é preciso apurar os dados para que o documento contenha tudo o que pode ser questionado pelo leitor.

Onde encontrar essas informações? Os responsáveis pelo desenvolvimento do concurso com certeza sabem o que deve fazer parte do edital.É necessário prestar informações como:

  • datas;
  • fases do processo seletivo;
  • quem pode ou não participar;
  • qual órgão é responsável pelo concurso;
  •  como acompanhar as etapas.

2. Estruture o documento

Sabendo as informações que devem conter no edital, é preciso pensar em sua estrutura. Se você já viu esse documento, percebeu que, geralmente, eles são divididos em tópicos para tornar a leitura mais fluida e esclarecedora. Além disso, é uma forma de fazer com que os leitores encontrem as informações mais rápido.

Para aprender como fazer um edital é importante seguir uma linha de raciocínio e elencar as informações por relevância. Se preferir reúna os tópicos primeiro e depois desenvolva cada um deles.

3. Escreva na visão do leitor

Para criar o documento de forma correta você deve escrever na visão do leitor. Isso quer dizer que é preciso se colocar no lugar dele para saber, realmente, se aquilo está sendo relevante para as dúvidas que ele tem.

É preciso pensar quais são as principais dúvidas que podem surgir para o candidato na hora de se inscrever para um concurso, por exemplo. Algo que parece óbvio para você pode não ser para o leitor, então explique.

4. Aprenda como fazer um edital oficial

O edital de caráter oficial tem uma diferença em relação ao que é apenas informativo: ele precisa ser publicado no Diário Oficial. Geralmente, esta prática está ligada aos concursos públicos e a outros documentos relacionados. 

Um dos modelos mais importantes desse tipo de material é o edital de convocação, uma vez que sua utilização é recorrente em concursos públicos e processos seletivos, por exemplo. Por isso, saiba também como fazer um edital de convocação.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago