Você sabe o que é ativo realizável a longo prazo? Esse termo está presente em diversos balanços patrimoniais e declarativos financeiros e, para realizar esses documentos corretamente, é essencial conhecer o significado.
Se você deseja entender mais sobre a saúde financeira da sua empresa, continue lendo este artigo!
O ativo realizável a longo prazo é composto por todos os bens e direitos referentes ao período de um ano a contar da data de publicação do balanço patrimonial atual.
Ou seja são os valores que ainda entrarão em circulação dentro da sua empresa, mas que já estão previstos em orçamento e planejamento financeiro.
Para entender melhor o que é ativo realizável a longo prazo, acompanhe mais detalhes abaixo.
Para compreender o ativo realizável, é preciso falar sobre os ativos financeiros. Basicamente, definem-se como tudo aquilo que pode ser comprado, vendido, negociado e que gera um retorno financeiro.
Sendo assim, toda sua movimentação de caixa, balanço patrimonial e DRE precisam constar nesses ativos.
Existem alguns tipos de ativos financeiros:
De modo geral, discriminar esses valores é uma excelente forma de realizar projeções financeiras e estipular metas dentro da sua empresa. Manter o seu orçamento sob controle fica mais fácil quando se tem uma estimativa de futuros ganhos e gastos, por isso a importância de você entender como funciona o ativo realizável.
Agora que você já sabe o que é ativo realizável a longo prazo, veja esse exemplo prático para melhorar ainda mais seu entendimento.
Imaginamos que você possui uma empresa no setor de bens e serviços, denominada “XX ME”. Essa organização possui um patrimônio bruto em torno de R$ 50.000,00. Essa renda pode ser dividida em:
Além dos ativos, para manter as contas da sua empresa em dia, não se esqueça também de conferir o balanço patrimonial e fazer a sua DRE.
O ativo realizável a longo prazo é apenas uma parte que compõem o balanço patrimonial, que é usado para análise gerencial e de desempenho de uma empresa.
Quando você cria esse documento, consegue visualizar o potencial de lucro da empresa. Porém, além de ser obrigatório por lei, ao criá-lo você não apenas cumpre às exigências legais, como também consegue visualizar com clareza para onde está indo o dinheiro da empresa, o que facilita na redução de custos.
Logo, esse documento é indispensável para analisar a situação financeira de um negócio e projetar um futuro melhor para a empresa.
Agora que já sabe o que é ativo realizável a longo prazo, continue acompanhando os artigos na área de notícias do E-Diário!
O Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE SP), é um jornal eletrônico criado…
Você sabe o que é inventário judicial e extrajudicial? É uma lista de bens, direitos…
A publicidade jurídica é de extrema importância para ter transparência e clareza na divulgação de…
Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…
A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…
Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…