supremo tribunal federal
O Supremo Tribunal Federal é o órgão máximo do Poder Judiciário e a sua principal função é proteger a norma mais importante do Brasil, a Constituição Federal. O STF, como é chamado, é composto por 11 ministros que são indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado Federal.
Confira no artigo abaixo quais são as funções e as responsabilidades de quem é responsável por este órgão.
Como instância máxima do Poder Judiciário do nosso país, o Supremo Tribunal Federal é responsável por analisar assuntos que, exclusivamente, devem ser julgados pelos 11 ministros escolhidos, que formam duas turmas, com cinco membros cada.
Desses ministros, um é o Presidente do Supremo — eleito por votação secreta para um mandato de dois anos — e que não integra nenhuma das turmas. Com isso, forma-se o plenário.
Contudo, a função do STF é julgar questões que contradizem a Constituição Federal. Ou seja, ações diretas de inconstitucionalidade, ações declaratórias de constitucionalidade, arguição de descumprimento de preceito fundamental e extradição solicitada por Estado estrangeiro. Em outras palavras, os ministros agem como “guardiões da Constituição”.
Os membros do Supremo Tribunal Federal podem ser escolhidos pelo Presidente da República. Porém, é necessário que os indicados reúnam os seguintes requisitos:
Nesse sentido, se aprovados pelo Senado Federal, os indicados passam a ser chamados de ministros — embora o cargo não tenha nenhuma semelhança com os ministros dos órgãos do Governo. Além disso, o limite de idade permitido para a aposentadoria é de 75 anos.
Uma vez nomeado integrante do Supremo Tribunal Federal, o cargo é vitalício, ou seja, a pessoa exerce até o fim da vida! Porém, de acordo com a Lei 1.079/1950, é possível pedir o impeachment de um ministro. O processo acontece em três partes:
Gostou de saber um pouco mais o assunto? Para mais matérias sobre os órgãos federais, continue acompanhando o E-Diário Oficial!
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…
Descubra como consultar o balanço patrimonial de uma empresa, entender os dados apresentados e utilizar…
As mudanças fiscais de 2025 impactam os microempreendedores individuais. Conheça as novas regras, evite multas…
Saiba o que acontece quando o processo sai no Diário Oficial, os prazos, ações obrigatórias…