O acesso à cultura permite que as pessoas tenham uma visão mais ampla de seu próprio estilo de vida, o que contribui para construção de um senso crítico mais apurado. O Vale Cultura é um benefício concedido aos trabalhadores que viabiliza esse contato de forma democrática, uma vez que não impõe o tipo de atividade que deve ser buscada. A ajuda financeira permite que a própria pessoa procure aquilo que quer consumir.
O Vale Cultura é uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa oferecer a quantia de R$ 50 para trabalhadores consumirem cultura. Assim como outros benefícios trabalhistas adicionais, ele também é concedido mensalmente pelas empresas por meio de um cartão magnético, aceito em algumas livrarias, centros culturais, teatros, cinemas, casas de shows, entre outros estabelecimentos do ramo.
Dessa forma, o empregado, principalmente aquele que recebe até cinco salários mínimos, pode comprar ingressos e livros para ter acesso a manifestações culturais de seu interesse e que estejam relacionados a sua realidade.
Caso o funcionário não utilize o benefício de determinado mês, esse valor e aqueles relativos a outros períodos são acumulados no cartão. Com um saldo maior, o trabalhador pode acessar uma atividade cultural mais cara que ele não teria como frequentar ou consumir antes. O Vale Cultura, ainda, não pode ser adicionado ao valor da remuneração em forma de salário, o que o torna isento da cobrança de impostos.
As empresas podem escolher se aderem ou não ao programa de fornecimento do Vale Cultura. Somente nesses casos os trabalhadores terão direito a receber o benefício. Como não é uma obrigatoriedade, os funcionários não podem exigir o pagamento de seu empregador.
Ao contrário do que muitos pensam, o Vale Cultura não é pago pelo governo, mas é uma despesa integral da empresa. No entanto, ao decidir concede esse benefício para seus funcionários, o empregador pode usufruir da vantagem de deduzir até 1% do imposto de renda.
Publique informações sobre Vale Cultura e outras leis trabalhistas nos Diários Oficiais utilizando os serviços do e-Diário Oficial.
Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…
Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…
O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…
Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…
Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…