Se você é um empresário, deve saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Esses são documentos obrigatórios emitidos ao final da cada ano. Na prática, são ferramentas muito úteis para uma boa gestão empresarial.
Confira por que você deve se atentar a essas questões contábeis e tomar decisões mais embasadas de acordo com as análises!
Saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE é bem simples. Porém, algumas pessoas ainda tendem a se confundir. Antes de aprender a real diferença entre essas duas análises, você sabia que elas são muito importantes para a saúde financeira de um negócio?
Abaixo, listamos alguns benefícios que esses demonstrativos podem trazer à sua empresa. Olha só:
Agora veja a seguir qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE:
O balanço patrimonial (BP) é a demonstração contábil que leva em consideração todos os ativos e passivos, ou seja, bens, direitos e as obrigações da empresa para relatar a sua situação financeira. O documento leva em conta a movimentação histórica.
Para classificar cada um dos ativos, entenda:
Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), é um documento que exibe a situação contábil, em relação ao ano de referência. Ou seja, analisa e mostra os resultados em lucros e/ou prejuízos. Resumindo, exemplifica os resultados operacionais e não operacionais da empresa.
O principal objetivo do documento, por sua vez, é analisar os números da empresa e identificar possíveis tomadas de decisões dentro do negócio. Com isso, não se esqueça de adicionar:
Apesar das diferenças entre os dois documentos, eles costumam ser elaborados em conjunto. Essa união resulta na principal declaração contábil e precisa ser publicada no Diário Oficial da União dentro dos prazos estipulados.
Até que não é difícil compreender qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo?
Sabendo qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você deve estar se perguntando qual a importância desses documentos. A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece, afinal, ambos servem para controlar o patrimônio de uma empresa.
Nesse sentido, eles são necessários para ajudar gestores a encontrar furos no orçamento, observar aspectos que podem ser melhorados e gastos que podem ser otimizados. Além disso, ambos demonstrativos são interessantes para avaliar a saúde financeira de uma organização, intervindo quando necessários.
Você deseja fazer o balanço patrimonial e DRE de forma mais certeira e sem erros, analisando corretamente cada informação presente nestes documentos?
Então, veja algumas dicas a seguir:
Aqui no E-Diário já falamos sobre a importância do balanço patrimonial, certo? Para elaborar essa declaração tão necessária, existem alguns pontos importantes para se atentar. Assim para fazer esse documento, algumas dicas são:
Depois de verificar qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você está pronto para conferir algumas dicas de como fazer a análise da Demonstração do Resultado do Exercício.
Veja três orientações principais, a seguir:
Agora que você sabe tudo sobre qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, assim como a importância desses documentos para a saúde do seu negócio e conferiu algumas dicas de como analisá-los e produzi-los, está pronto para conferir o guia completo de Balanço patrimonial e DRE no E-diário e entender como publicar corretamente sem atrasos.
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…