Categories: Matérias

O Que É Convenção Partidária?

Em todo ano de eleição, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, é comum ouvir muito falar sobre convenção partidária. As convenções são eventos previstos pelo direito eleitoral, nas quais se decide as candidaturas dos diferentes partidos.

Entenda melhor como funciona no artigo!

O que é convenção partidária?

Uma convenção partidária nada mais é do que a formalização das candidaturas. Dessa forma, cada partido realiza suas convenções individualmente, decidindo sobre:

  • candidaturas majoritárias (mandatos do Executivo, como Presidente, Vice-presidente, Governador, Vice-governador, Prefeito e Vice-prefeito);
  • candidaturas proporcionais (mandatos do Legislativo, como deputados, tanto estaduais quanto federais, e também de vereadores);
  • a possibilidade de coligações, em que dois ou mais partidos fazem um pacto para governar conjuntamente.

Como decretado pela reforma política de 2015, as convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Além disso, a partir de 2020, as coligações para disputas proporcionais (ou seja, de cargos legislativos) são proibidas em qualquer eleição.

Há também a possibilidade de um partido decidir não lançar candidatos próprios e apenas apoiar aliados. Todas essas decisões são feitas durante as convenções.

Por que convenções partidárias ocorrem?

Devido ao grande número de filiados em muitos dos partidos, é impossível lançar todos como candidatos. Por isso, as convenções partidárias são feitas e os nomes são escolhidos para representar a legenda na disputa.

Afinal, há um limite para quantos candidatos um único partido pode ter para cada eleição. Esse número varia de acordo com a região, já que, por exemplo, cidades maiores têm mais vagas para vereadores do que cidades pequenas. Ainda assim, o número máximo de candidaturas por legenda é de até 150% do número de vagas.

Além disso, as candidaturas não podem ter uniformidade de sexo. A lei prevê que a divisão seja de, no mínimo, 70% a 30%. Legendas com mais de 70% de candidatos do mesmo sexo não são aprovadas.

Sendo assim, é necessária uma organização interna dos partidos para que as candidaturas sejam lançadas, ainda mais ao levar em consideração o fato de que há legendas com mais de dez mil filiados. Um debate deve ser realizado e as escolhas feitas durante a convenção.

Qual é o procedimento nas convenções?

Após o agendamento da convenção partidária, a reunião é o passo principal, em que todas as definições são feitas.

Em seguida, as legendas preparam as atas da convenção. Esta é a documentação de como foi a escolha dos candidatos, quais são as escolhas, como as coligações funcionarão — se há alguma —, e se as reuniões foram presididas de forma correta.

A ata deve ser enviada para a justiça eleitoral dentro de 24 horas junto da lista de presença. Além disso, a ata deve ser publicada em Diário Oficial.

Para isso, entenda como publicar atas no Diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Como Elaborar Um Plano De Contas Contábil?

Conheça o plano de contas contábil e as informações mais importantes!

2 dias ago

Prestação De Contas Eleitorais: Como Fazer?

A prestação de contas eleitorais é um documento de extrema importância para garantir a transparência…

5 dias ago

Como Fazer Uma Folha De Pagamento? Confira O Passo A Passo

Confira o passo a passo e saiba como fazer uma folha de pagamento completa.

5 dias ago

Como Fazer Registro De Documentos Online?

Conheça as vantagens do registro de documentos online, quais áreas são atendidas e como realizar…

6 dias ago

Balanço Patrimonial Projetado: O Que É e Qual a Importância

Entenda o que é o Balanço Patrimonial Projetado, seu objetivo e como fazer a formulação…

1 semana ago

Diagramação Na Publicação Oficial: Conheça As Principais Regras

Saiba como é feita a diagramação na publicação oficial para que ela seja aceita pela…

2 semanas ago