Matérias

Como Fazer Um Edital de Convocação Para Assembleia?

A boa condução de uma assembleia é fundamental para a gestão transparente e participativa das organizações, sejam elas associações, empresas ou instituições — e tudo isso começa na elaboração do edital.

Por ser o primeiro passo para que a organização dê início a um processo de tomada de decisões coletivas, esse documento deve ser redigido corretamente e conter todas as informações relevantes para que o encontro tenha o máximo de aproveitamento.

Leia o artigo para entender:

  • o que é um edital de convocação para assembleia;
  • como fazer um edital de convocação de assembleia.

O que é um edital de convocação de assembleia

O edital de convocação de assembleia é um documento que notifica a necessidade de presença de determinado grupo em uma reunião para tratar de assuntos específicos.

Por exemplo, em assembleias condominiais, os moradores devem estar presentes, e isso é informado através do edital.

É importante, ainda, saber que existem dois tipos de assembleia:

  • assembleia geral ordinária: acontece em tempo determinado por lei. Para condomínios, por exemplo, é realizada uma vez por ano;
  • assembleia geral extraordinária: feita em qualquer outro momento além do determinado para as reuniões ordinárias.

Essas assembleias podem ocorrer em organizações como sindicatos, condomínios, partidos políticos e associações empresariais.

Como fazer um edital de convocação de assembleia

Para saber como fazer um edital de convocação para assembleia, é importante entender que esse documento é dividido em três partes. Entenda o que deve estar discriminado em cada uma delas:

1. Preâmbulo

É a parte inicial do documento. Ele funciona como uma espécie de apresentação da assembleia, então deve incluir informações básicas. Quem realiza a convocação deve ser devidamente identificado com nome e documento (CPF ou CNPJ).

2. Intenções de convocação

Nessa parte do edital de convocação, detalha-se a reunião em si. Aqui, informações como data, horário e local são dadas, bem como o assunto principal a ser tratado. É extremamente importante que a pauta esteja muito clara no edital. Por exemplo, aumento salarial, decisões sobre projetos futuros ou reivindicações específicas.

3. Assinatura

Ao final do documento deve constar a data de criação e a assinatura do responsável.

Essas são as informações obrigatórias para a elaboração do edital. Alguns detalhes pertinentes também podem ser adicionados, como a possibilidade dos participantes serem representados por terceiros mediante apresentação de procuração, mas isso é opcional e depende da assembleia em questão.

É preciso lembrar que essa é apenas uma parte da documentação necessária ao longo da realização do encontro. Quando a assembleia acontece de fato, tudo aquilo que é levado, discutido e decidido, assim como os participantes presentes, precisa ser registrado na ata da reunião.

Em alguns casos, essa ata, inclusive, deve ser disponibilizada publicamente. Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso artigo sobre quais atas devem ser publicadas no Diário Oficial.

Leonardo Lopes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce ut arcu et quam euismod maximus in pulvinar tortor. Sed velit velit, iaculis vel feugiat id, blandit interdum mi. Sed viverra nulla nisi, at tincidunt quam iaculis ut. Nam aliquam vitae augue id rhoncus. Pellentesque bibendum non purus eu vehicula. Praesent efficitur, libero et vestibulum vestibulum, neque sapien porttitor dui, eu eleifend purus urna at odio. Proin sed ante eget ante accumsan pulvinar ut et elit.

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago