Categories: Atualidades

Novo Acordo Ortográfico Torna-se Obrigatório: Saiba o que Muda com essa Decisão

Em uso no Brasil desde 2009, as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornaram-se obrigatórias neste ano. Até então, as palavras poderiam ser grafadas segundo as duas ortografias. Com isso, o país torna-se o terceiro a oficializar o tratado firmado com os outros Estados que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O que muda com obrigatoriedade

Embora o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa só tenha se tornado obrigatório esse ano, as regras já eram utilizadas por veículos de comunicação, publicações oficiais do governo, livros e material didático. Com isso, a única grande mudança é em relação aos concursos e provas em geral. Como haviam duas ortografias, as bancas examinadoras aceitavam as duas formas, o que não acontecerá mais.

Situação nos outros países

Além do Brasil, Portugal e Cabo Verde já oficializaram as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além dos três, apenas São Tomé e Príncipe já ratificou o tratado, sendo usado em documentos oficiais desde janeiro de 2012. Devido a instabilidade política e outros problemas, os outros quatro países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ainda estão em estado de transição. A CPLP é composta por Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Guiné Equatorial e Timor-Leste.

Objetivo do Acordo Ortográfico

Com a unificação das ortografias, a CPLP tem como principal objetivo facilitar e intensificar o intercâmbio científico e cultural entre os membros. Com o Acordo Ortográfico, os livros escritos em todos os países participantes serão publicados segunda as novas regras, estimulando a apreciação e expansão da literatura de língua portuguesa.

E-diário Oficial

Somos o seu veículo para publicação de material no Diário Oficial da União. Nós resolvemos toda a burocracia, simplificando o processo para que você possa ter seu problema resolvido em menor tempo possível. Saiba como fazer publicações oficiais no DOU clicando aqui

Mestre SEO

Recent Posts

Conheça As Publicações Obrigatórias do Diário Oficial

A publicidade jurídica é de extrema importância para ter transparência e clareza na divulgação de…

2 dias ago

Inventário Judicial e Extrajudicial – Entenda Os Conceitos Envolvidos

Você sabe o que é inventário judicial e extrajudicial? É uma lista de bens, direitos…

3 dias ago

Aditivo De Contrato: O Que É E Como Fazê-lo Corretamente

Na hora de alterar um contrato de negócios é preciso seguir alguns passos. Confira as…

1 semana ago

Veja 9 Motivos que Levam a Demissão por Justa Causa

A demissão por justa causa ocorre por diversos motivos e traz problemas para o empregado.…

1 semana ago

Como Consultar o Diário Oficial Da União

Você sabia que é simples e prático consultar o Diário Oficial da União (DOU)? Nele…

1 semana ago

Doador de Sangue — Quem Pode Doar e Quais São os Seus Direitos?

De acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil somente 16…

1 semana ago