O licenciamento ambiental Ibama é uma regulamentação da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/1981), tendo como objetivo a união entre o desenvolvimento sócio econômico e a preservação do meio ambiente.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, cerca de 636 licenças e autorizações foram emitidas pelo Ibama no Brasil em 2019. Com isso, bilhões de reais foram investidos em conservação e infraestrutura a partir das análises feitas pelo Ibama.
Quer saber como essa regulamentação funciona e como obtê-la? Neste artigo você verá:
O licenciamento ambiental Ibama é uma regulamentação que contém diversas medidas para garantir que os empreendimentos não transgridam o uso dos espaços naturais da fauna e flora brasileira, proibindo a degradação do meio ambiente por empresas com potencial poluidor.
É uma forma de conciliação entre situações políticas sociais e o uso dos recursos naturais, visando manter a sustentabilidade dos ecossistemas, garantindo que a sua preservação seja prioridade neste momento.
Segundo o anexo I do Conselho Nacional do Meio Ambiente, as empresas que necessitam da licença para exercer as suas atividades são:
São realizadas audiências públicas no país para que a população possa participar de forma efetiva da formação dos requisitos para licenciamento das empresas.
A obrigação da concessão é compartilhada entre o Ibama e os órgãos estaduais de meio ambiente. Porém, para os projetos de grande infraestrutura e atuação industrial, prioriza-se o Ibama como agente licenciador. Principalmente, tratando-se de empreendimentos no setor de petróleo e gás, com efeitos sob mais de um estado brasileiro.
As principais atribuições do licenciamento ambiental Ibama estão presentes na Lei 6.938/81 e nas resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97. Além da Lei Complementar nº 140/2011, que regulariza as competências estaduais e federais dos órgãos ambientais.
A primeira fase do licenciamento consiste na solicitação online. Esse processo pode ser feito de maneira simples através do preenchimento de uma Ficha de Caracterização de Atividade (FCA), disponibilizada no portal de serviços do Ibama.
Após essa ação, basta esperar a resposta em até sete dias úteis para iniciar a retirada da licença prévia. Em seguida, uma licença de instalação e outra de operação. Com todos os documentos devidamente aprovados, as atividades da empresa podem iniciar na sede desejada.
A publicação dos documentos referentes à licença ambiental Ibama deve ser realizada no Diário Oficial correspondente.
Quer saber como publicar o Licenciamento Ambiental para o IBAMA? Conheça os modelos de publicação de Licença no Diário Oficial!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…