Categories: Leis

Inventário – Principais Conceitos

Quando houver morte natural, a sucessão dos bens dessa pessoa deverá ser transmitida legalmente aos herdeiros em frações igualitárias. De acordo com o artigo 1.784 do Código Civil, as propriedades devem ser reunidas em um condomínio para facilitar essa divisão. Para isso, os herdeiros precisam providenciar o inventário e a partilha desses bens, em um processo denominado abertura de sucessão.

Nessa concepção, o inventário é a lista dos bens, direitos e dívidas do falecido, além da identificação de todos os seus herdeiros. Tudo é discriminado com números dos registros e valores em um documento para que possa ser devidamente apresentado ao juiz e feita a divisão adequada.

Inventário Extrajudicial

O processo de inventário e partilha por meio do processo judicial exige diversas burocracias e leva até décadas para ser finalizado. Desde 2007, existe uma facilitação, sendo possível solicitar esse procedimento diretamente em cartório de notas.

Para isso, é necessário o cumprimento de determinadas exigências, que são: os herdeiros serem capazes (não pode haver menor de idade, deficiente mental ou impossibilitado de expressar sua vontade) e precisam concordar em fazer o inventário dessa forma, além de não poder existir um testamento. Esse procedimento é chamado extrajudicial e é mais rápido, porque não exige procedimento legal.

Em ambos os casos, no entanto, a entrada no processo de inventário deverá ser feita até 60 dias contados a partir do falecimento, caso contrário será cobrada uma multa a favor do estado. Além disso, é necessário pagar o imposto de transmissão “causa mortis” (ITCMD), cujo valor varia de um estado para outro.

Utilize o serviço do E-Diário Oficial para publicar informações e novidades sobre o processo de inventário no Diário Oficial da União com mais agilidade.

Mestre SEO

Recent Posts

  • Matérias

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Itens Que Não Podem Faltar

Um contrato de prestação de serviços educacionais deve conter cláusulas específicas para evitar responsabilização indevida sob a instituição de ensino,…

2 dias ago
  • Matérias

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia…

2 dias ago
  • Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça.…

2 semanas ago
  • Matérias

Falência e Recuperação Judicial – Conheça as Diferenças Entre Elas

Falência e recuperação judicial são ações jurídicas para empresas que fecharão as portas ou irão apresentar projetos de recuperação judicial.…

2 semanas ago
  • Matérias

ECF — Passo a Passo Da Escrituração Contábil Fiscal

A elaboração da ECF, Escrituração Contábil Fiscal, é um processo delicado. Por isso separamos essas orientações para te ajudar. Confira.

2 semanas ago
  • Matérias

Contrato de Parceria Empresarial — Como Fazer De Forma Segura Para Ambos?

Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente…

2 semanas ago