Considerada como um tabu jurídico, a Eutanásia e a Ortotanásia são discussões bastante realizadas no âmbito jurídico brasileiro. O assunto envolve uma gama de considerações e influências, como religião, moral, ética e legalidade. Conheça um pouco mais sobre a Eutanásia e Ortotanásia a seguir.
A Eutanásia ocorre quando o estado de saúde do doente é incurável e degradante. Em um estágio de vida terminal é comum necessitar de vários instrumentos, medicamentos e aparelhos para a manutenção da vida do paciente. Na Eutanásia, a vida é interrompida diretamente pelo instrumentador.
Também chamada de “Eutanásia Passiva”, a Ortotanásia define-se como o não prolongamento artificial do processo natural de morte. Ou seja, o médico suspende os tratamentos que trariam mais sofrimento ao doente e contribui para que o processo de morte desenvolva seu curso natural.
O Código Penal Brasileiro considera a Eutanásia como homicídio e causa de diminuição pelo relevante valor moral. Pode-se chamar também de homicídio piedoso. A prática desse ato não é uma conduta e as sanções criminais são relativas a um assassinato.
Em 2006, o Conselho Federal de Medicina aprovou uma resolução que regulamentava a prática da Ortotanásia. Em 2007, suspenderam a resolução. Em 2010, porém, o Ministério Público Federal reconheceu a Ortotanásia como aceita pelo ordenamento jurídico.
No Brasil, o suicídio não é considerado como crime. Porém, o artigo 122 do Código Penal proíbe a instigação, indução ou auxílio ao suicídio. Se o autor do crime é cônjuge, irmão ou pessoa ligada por estreitos laços de afeição à vítima, sendo maior de 18 anos, a pena é de dois a cinco anos. Entretanto, não há tipo específico para a Eutanásia, pois o Código Penal não faz referência à Eutanásia. Esta pode se encaixar na previsão do homicídio, ou pode ser atípica.
Vale ressaltar que a situação do paciente que já se encontra em morte encefálica ou cerebral é diferente da Eutanásia e Ortotanásia, pois neste caso, a pessoa já está morta, permitindo a lei que não apenas sejam desligados os aparelhos, mas que seus órgãos sejam retirados para fins específicos.
Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…
Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…
O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…
Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…
Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…