Leis

Entenda Os Principais Crimes de Responsabilidade

Os principais crimes de responsabilidade podem ser definidos como uma conduta ilícita cometida por algum agente político. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a modalidade pode ser classificada como qualquer tipo de atitude que vá no sentido contrário às normas estabelecidas na legislação, como por exemplo, a segurança nacional, fundos orçamentários, exercício dos Poderes de Estado, direitos políticos e sociais.

Em caso de conduta errônea e que não segue o elementos estabelecidos em Lei, o agente político pode sofrer prejuízos em sua posição. Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este artigo!

Como acontecem os Crimes de Responsabilidade?

Contudo, o nome faz pensar que o delito é um ato criminoso, pois é uma infração de sanção exclusivamente política. Em contrapartida, um crime exige que ocorra uma sanção penal.

Mas, afinal, em que casos ocorrem crimes de responsabilidade? A conduta ilícita por parte do agente político pode ser exercida por atentar contra às leis previstas pela Constituição Federal. Podendo ser:

  • delitos políticos;
  • orçamentários;
  • agir contra à atuação do Ministério Público;
  • agir contra os direitos individuais do cidadão.  

Esse tipo de violação ocorre exclusivamente por meio da atuação política e são praticadas por pessoas que possuem cargos associados à Administração Pública, como por exemplo, o Presidente da República, vice- presidente, governadores, prefeitos, vereadores e outros. 

Quais são as penalidades para um Crime de Responsabilidade?

Ao cometer um crime de responsabilidade, um agente político pode sofrer diversas penalidades, incluindo a perda do seu cargo e pode ficar impossibilitado de exercer atividades político-administrativas. 

No Brasil, a Lei nº 1.079/50 regula os crimes de responsabilidade cometidos pelo Presidente da República, ministros públicos e do Supremo Tribunal Federal, governadores e secretários de Estado, e nesse caso está prevista a ocorrência de julgamento. Foi o que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff, onde fora acusada e julgada por cometer crimes de responsabilidade fiscal, conhecidas como Pedaladas Fiscais. Dilma acabou sofrendo um Impeachment.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe suas dúvidas! E não esqueça de ficar sempre atento às matérias do E-diário Oficial.

ediario

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago