Uma lei é, em princípio, todo ato normativo, criado pelo Poder Legislativo, que tem o intuito de definir quais são as regras que todo cidadão precisa seguir dentro de um estado autônomo. De acordo com o artigo 59 da Constituição Federal, os tipos de lei são divididos em: emendas à Constituíção, leis ordinárias, leis delegadas, leis complementares, medidas provisórias, resoluções e decretos legislativos.
O E-Diário Oficial criou um artigo para elucidar questões sobre o decreto legislativo, um dos tipos de lei que geram mais dúvidas.
Para que um projeto possa ser tornar uma lei é preciso que ele primeiro passe pelo congresso e depois seja sancionado pelo Presidente em exercício. Porém, existe um determinado ato normativo que é aprovado sem a necessidade da assinatura do Chefe do Executivo: o Decreto Legislativo.
De acordo com a Constituição Federal, ao Decreto Legislativo competem as matérias que sejam exclusivas do Congresso Nacional, mas que suas implicações sejam exteriores a casa dos deputados e senadores. Por exemplo, o aumento do salário dos integrantes do legislativo é outorgado sem que o Presidente tenha direito a veto.
A existência do decreto normativo é de suma importância para o nossos sistema político, pois ele permite que o legislativo tenha poder de impedir a promulgação de normas tirânicas.
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…
Descubra como consultar o balanço patrimonial de uma empresa, entender os dados apresentados e utilizar…
As mudanças fiscais de 2025 impactam os microempreendedores individuais. Conheça as novas regras, evite multas…
Saiba o que acontece quando o processo sai no Diário Oficial, os prazos, ações obrigatórias…