Categories: Leis

Decreto Autoriza Transexuais e Travestis a Utilizar Nome Social no Serviço Público Federal

Ter um nome indicativo de um sexo e a aparência de outro é um dos problemas enfrentados por transexuais e travestis. Essas pessoas são alvos de preconceito e questionamento sobre sua identidade, principalmente em situações nas quais precisam apresentar os seus documentos.

O direito de utilizar e ser reconhecido em circunstâncias formais pelo nome social, diferente daquele que consta na certidão de nascimento, é uma das principais bandeiras do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

O objetivo é acabar com as situações de constrangimentos, especialmente com relação à dificuldade de se capacitar e entrar no mercado de trabalho, o que acaba levando grande parte das pessoas desse grupo ao mundo da prostituição.

O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial da União em 29 de abril de 2016 contribuiu para a conquista desse direito ficar ainda mais próxima.

O texto autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais nas entidades públicas federais, como universidades federais, empresas estatais e ministérios. Com isso, as pessoas poderão ter o seu nome opcional registrado em crachás, formulários e outras documentações necessárias para exercer a sua função.

Como garantir o nome social nos registros das empresas federais

Os transexuais e travestis podem solicitar a qualquer momento à empresa pública federal na qual trabalham a alteração no sistema identificando-as com seu respectivo nome social.

A entidade terá um prazo de até seis meses para efetuarem essa substituição no sistema. Após isso, basta preencher um formulário no qual devem constar o nome escolhido e aquele presente em sua certidão de nascimento.

Segundo o decreto, todos os registros oficiais do funcionário devem ser realizados com o nome social em destaque, acompanhado do nome civil para ser utilizado somente em fins administrativos internos. O texto, no entanto, ainda não menciona a alteração desse dado nos documentos pessoais.

Precisa publicar algo sobre o nome social ou direitos LGBT em algum Diário Oficial? Conte com os serviços do e-Diário Oficial para isso!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Livro Ata: O Que É, Para Que Serve e Como Preencher Corretamente Termos De Abertura E Encerramento?

Saiba o que é o livro ata, para que serve, como preencher os termos de…

6 dias ago

Estágio Obrigatório: O que é e Como Funciona?

O estágio obrigatório é exigido para a conclusão do curso e deve seguir regras específicas.…

2 semanas ago

Quarta-Feira De Cinzas É Feriado Ou É Ponto Facultativo? Entenda O Que Diz A Lei

Saiba se quarta-feira de cinzas é feriado, entenda o que diz a lei, por que…

3 semanas ago

Chamamento Público: O Que É, Como Funciona e Quais as Diferenças em Relação à Licitação?

Entenda o que é chamamento público, como ele funciona, seus critérios, etapas e as diferenças…

1 mês ago

Atos Administrativos: Quais Realmente Devem Ser Publicados no Diário Oficial?

Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…

1 mês ago

Disponibilidades no Balanço Patrimonial: Oque São? Entenda Sua Importância e Seus Impactos na Gestão Financeira

Conheça as contas e as funcionalidades das disponibilidades no balanço patrimonial da sua empresa!

2 meses ago