Categories: Atualidades

Entenda a polêmica do Reajuste Salarial dos Servidores do Judiciário

Na última quinta-feira, 28 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que prevê reajuste salarial dos servidores do Judiciário Federal. Se for aprovado, esse aumento irá representar um gasto de 7,9 bilhões. Mas o quanto esse valor irá impactar nas contas do governo e por que a votação da medida foi adiantada em um momentos de crise política e econômica?

O que significa tramitação em regime de urgência?

Quando um projeto de lei, que pode tanto ser de autoria de algum deputado quanto de iniciativa popular, ele precisa passar por várias etapas dentro da Câmara antes de ser levado à votação. Nessa etapa acontece o trabalho das comissões parlamentares, que analisam, debatem e dão parecer sobre a legitimidade e relevância dele.

Quando um projeto de lei tem sua tramitação aprovada em regime de urgência, ele não passa por essa etapa e vai diretamente para a votação. Essa medida é destinada para leis cuja aprovação dependem os rumos do país.

Importância do reajuste

O projeto de lei prevê a reposição de perdas inflacionárias sofridas por servidores do judiciário em um período de mais de oito anos. Em torno de 107 mil servidores do judiciário de nível técnico serão beneficiados pelo aumento, que não terá impacto em juízes, desembargadores e ministros do Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Impacto nas contas do governo

Em um cenário complicado, tendo um rombo de R$ 96,65 bilhões nas contas só desse ano, o reajuste impacta em R$ 7,9 bilhões até 2019. Devido a esse fato, alguns congressistas, como o deputado Nelson Marchezan Júnior do PSDB, contestam o trâmite em regime de urgência desse projeto. “Vamos deixar para o próximo presidente um buraco mais fundo? É essa a intenção?”

Decisão presidencial

Se for aprovado no Congresso, cabe a presidente Dilma Rousseff decidir se irá aprovar ou não esse projeto de lei. No ano passado, a chefe do Executivo vetou um reajuste que seria de 78%. No entanto, devido a necessidade de apoio dos sindicatos, Dilma sinaliza que irá sancionar o aumento, caso chegue a sua mesa.

E-Diário Oficial

Em um momento politicamente conturbado como esse, você precisa contar com um veículo sério e que irá lhe explicar de forma clara tudo que está acontecendo por um viés legal. Claro, caso precise postar no Diário Oficial da União, nós simplificamos e agilizamos o processo.

Você também vai gostar de:

O Pedido de Impeachment Pode Ser Considerado Golpe?

Como funciona o Processo de Impeachment e quem assume caso aconteça?

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

16 horas ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

2 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

2 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

5 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

7 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago