A consulta de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é muito útil para empresas B2B, que desejam checar o histórico de fornecedores e clientes, e também para contadores que precisam emitir relatórios de regularidade fiscal. Neste artigo, vamos ensinar como fazer consulta de CNPJ de sete maneiras diferentes. Confira!
Para saber se um CNPJ está ativo, a consulta no site da Receita Federal é o melhor caminho. Nele, você pode verificar a situação de qualquer empresa e descobrir se ela está ativa, inapta, baixada, suspensa ou nula. Veja abaixo o que cada situação significa:
Para realizar a consulta, siga o passo a passo:
Pronto! O site da Receita Federal vai informar a situação cadastral da empresa, as atividades econômicas exercidas por ela, a natureza jurídica, o porte, o endereço e a data de abertura.
Outro site do Governo Federal muito útil para consulta de CNPJ é o Portal do Empreendedor. No entanto, seu uso é exclusivo para microempresas e é necessário portar o número de CPF do empreendedor.
Na ferramenta, é possível pesquisar os CNPJ cancelados – aqueles que não pagaram o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) nem enviaram a Declaração Anual de Faturamento (DASN) por 12 meses consecutivos.
Para fazer isso, siga os passos abaixo:
O aplicativo CNPJ, da Receita Federal, permite a consulta de situação cadastral, nome empresarial, nome fantasia, natureza jurídica e outras informações, todas pelo celular. O app também envia notificações para o usuário sempre que houver mudanças nos dados de CNPJs acompanhados.
Uma boa estratégia para fugir de maus pagadores é consultar, no Cartório de Protestos, o CNPJ da empresa com a qual se pretende fazer negócios. Siga o passo a passo:
Se a certidão de protesto for positiva, aquela empresa possui débitos não quitados no Cartório de Protestos. Se a certidão for a negativa, não há débitos a quitar.
Quando a intenção da consulta é verificar a existência de débitos trabalhistas, o site correto é o do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nele, você deve:
Depois disso, um documento em pdf será baixado no seu computador ou celular. Se a empresa estiver inadimplente em processos trabalhistas, o documento gerado será uma certidão positiva. Se não houver pendência com a Justiça do Trabalho, a certidão será negativa.
O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) é um banco de dados alimentado pela Receita Federal com informações de empresas inadimplentes com órgãos e entidades públicas federais.
A consulta de CNPJ neste cadastro é útil para empresas que desejam participar de algumas das modalidades de licitação. No entanto, a verificação ao CADIN é exclusiva para pessoas físicas e empresas optantes pelo Simples Nacional.
Para fazer a consulta, você deve:
Além dessas ferramentas que citamos, totalmente gratuitas, há muitas consultoras de crédito no mercado que oferecem o serviço de consulta de CNPJ. Geralmente, elas conseguem produzir relatórios mais completos e personalizados com várias informações de interesse da empresa, como dívidas, negativações, participações societárias e ações judiciais.
Para consultar um CNPJ de forma gratuita, utilize os sites da Receita Federal, Portal do Empreendedor, TST, E-CAC e CENPROT ou o aplicativo CNPJ. Nessas ferramentas, será possível conferir a situação cadastral das empresas, a existência de débitos trabalhistas, protestos e débitos com a União.
Agora você já sabe como fazer consulta de CNPJ! Aprenda também como consultar processo trabalhista no Diário Oficial.
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…