Em vigor desde 2007, a Lei de Incentivo ao Esporte permite que pessoas físicas e empresas deduzam do Imposto de Renda o patrocínio a projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Quer saber mais? Continue a ler esse post!
A Lei de Incentivo ao Esporte, conhecida também como Lei nº 11.438/06 estabelece benefícios fiscais que estimulem o desenvolvimento do esporte nacional, por meio de doação/patrocínio para projetos desportivos e paradesportivos. Veja abaixo, quem pode contribuir.
Pessoas físicas: podem deduzir até 6% do imposto de renda devido. Nesse caso, essa dedução concorre com os demais benefícios fiscais, uma vez que estabelece limites específicos, podendo ser aplicado em sua totalidade no incentivo ao esporte. A opção fica a critério do contribuinte.
Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real: podem deduzir até 1% do imposto de renda devido. Nesse caso, ela não compete com outros benefícios fiscais. Por isso a fixa de renúncia fiscal é exclusiva para o setor esportivo.
O termo é designado à pessoa jurídica que está legalmente autorizada a apresentar projetos no Ministério do Esporte para obter os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. A entidade deverá atender os seguintes requisitos:
É um plano elaborado pela entidade de natureza esportiva que deve apresentar os formulários fornecidos pelo Ministério do Esporte e estar enquadrado em uma das manifestações desportivas previstas na Lei de Incentivo ao Esporte.
A lei é um importante instrumento da efetivação dos direitos sociais e cultura. Ela prevê a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas destinarem uma parcela do Imposto de Renda devido em benefício de projetos esportivos e paradesportivos. Desse modo, estimula a participação efetiva de todos, por meio de ações diversas em um trabalho conjunto entre governo e sociedade, com aumento real dos investimentos para a população.
O programa está trazendo grandes investimentos e importantes resultados para o Brasil. Muitos tipos se beneficiaram (e ainda se beneficiam) desses incentivos fiscais.
Deseja publicar alterações nas leis com relação ao incentivo ao esporte em algum Diário Oficial? Conte com os serviços do e-Diário Oficial para fazer isso de forma rápida, prática e muito segura!
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…
Descubra como consultar o balanço patrimonial de uma empresa, entender os dados apresentados e utilizar…
As mudanças fiscais de 2025 impactam os microempreendedores individuais. Conheça as novas regras, evite multas…
Saiba o que acontece quando o processo sai no Diário Oficial, os prazos, ações obrigatórias…