Matérias

Como Fazer Uma Ata de Reunião Nota Dez

As atas de reunião são documentos fundamentais para registrar e acompanhar as decisões, ações e discussões realizadas durante uma audiência. Elas são importantes para garantir que todos os participantes estejam alinhados em relação ao que foi discutido e para manter um registro histórico das discussões e decisões tomadas.

Muitas pessoas, no entanto, enfrentam dificuldades de como fazer uma ata de reunião eficiente e clara. Neste artigo, elencamos os pontos essenciais que não podem faltar neste documento, bem como dicas de como elaborá-lo corretamente. Boa leitura!

Como fazer uma ata de reunião: pontos essenciais

Embora existam diversos modelos de ata, o segredo para a elaboração de um documento eficiente está em reunir as informações essenciais e saber resumir de forma muito clara tudo o que foi apontado e decidido. Confira os 5 pontos que não podem faltar:

1. Data, localização e horário

Toda ata, seja de reunião ordinária ou extraordinária, precisa ter a identificação da data, local, nome da empresa e até o horário de início e fim da reunião. Esses são os dados mais básicos, que devem ser preenchidos o quanto antes, logo no início do documento para evitar esquecimentos ou erros.

2. Lista de presença

Toda ata também precisa conter a identificação dos participantes, o que inclui nome, cargo, assinatura individual de todos os presentes e a justificativa dos ausentes, que deve ser inserida em documentos mais formais.

3. Identificação da pauta

A identificação da pauta nada mais é do que o tema, ou seja, o propósito da reunião que foi realizada. Essa é, sem dúvidas, uma das informações mais importantes e que deve receber total atenção de quem deseja aprender como fazer uma ata de reunião.

4. Detalhamento da reunião

Depois da identificação da pauta, faça um detalhamento da reunião. É preciso citar em ordem cronológica os principais assuntos discutidos, as votações realizadas, os resultados obtidos e todas as decisões tomadas.

Dessa forma, as atas funcionam como atos oficiais, pois contêm os principais pontos das reuniões e podem ser usadas para consultas futuras a fim de evitar novos questionamentos ou encontros sobre os mesmos temas.

5. Resolução e novos compromissos

Por fim, devem ser registradas as conclusões dos assuntos, as decisões tomadas e, também, os novos compromissos que foram estabelecidos, como novas datas para reuniões, tarefas que devem ser realizadas e respectivos prazos. 

Como fazer uma ata de reunião: cuidados essenciais

Além dos pontos elencados acima, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que o documento da ata seja válido. Rasuras e uso de corretivo são vetados, e o responsável pela ata deve estar ciente de que não deve emitir, ali, quaisquer opiniões pessoais.

O ideal, ainda, é que o documento seja direto e de fácil leitura, sem a utilização de palavras muito complicadas ou termos técnicos desnecessários ao contexto. Antes de finalizar, é muito importante revisar todo o documento em busca de erros ou omissões, para garantir que ele esteja completo e preciso.

Gostou desse artigo? Então aproveite para facilitar ainda mais a produção de suas atas, baixando gratuitamente o modelo de ata de reunião do E-diário!  

Conteúdo AG Mestre

View Comments

Recent Posts

Entenda a diferença entre inadimplência fiscal e sonegação de imposto

Você sabe qual é a diferença entre inadimplência fiscal e sonegação de imposto? Explore o…

3 horas ago

ESG na contabilidade: qual o impacto na prática profissional e nos processos das empresas

Explore o impacto do ESG na contabilidade empresarial, destacando benefícios como transparência, redução de riscos…

2 dias ago

Reforma tributária: o que muda para as empresas?

Saiba como a reforma tributária afetará sua empresa, com novos impostos e simplificação do sistema.…

5 dias ago

Como preparar documentos legais para publicação no DOU?

Este artigo fornece um guia completo sobre como preparar documentos legais para publicação no Diário…

7 dias ago

Como criar um sindicato: passo a passo

Quer saber como criar um sindicato? Leia nosso guia completo com o passo a passo,…

2 semanas ago

Onde Deve Ser Publicado o Edital de Licitação?

Saiba onde publicar um edital de licitação de forma legal e eficaz. Leia o artigo…

3 semanas ago