Categories: Benefícios

Aposentadoria por Invalidez: Saiba mais sobre esse Direito

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que ficaram permanentemente incapazes de exercerem as atividades profissionais devido a uma doença ou acidente, e não podem ser reabilitados em outras funções.

Requisitos exigidos para solicitar a aposentadoria por invalidez

Para ter direito ao benefício, o trabalhador não pode ser portador de doença ou lesão preexistente ao se associar à Previdência Social, exceto se a incapacidade para exercer as funções for resultado do agravamento desses problemas. Além disso, no caso de solicitação da aposentadoria por doença, é necessário que o empregado tenha contribuído com o INSS por no mínimo 12 meses.

Como receber o benefício

Imediatamente após ser acometido pela incapacidade de exercer suas funções, o cidadão deve solicitar um auxílio-doença enquanto espera a conclusão dos trâmites para início do pagamento da aposentadoria. Logo após, deverá passar por uma perícia médica do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social para ser constatada a incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função.

O aposentado por invalidez passa a receber o benefício enquanto persistir a incapacidade. Para combater qualquer tipo de fraude, o INSS exige que o beneficiário faça uma avaliação periódica, a cada dois anos, que comprove a manutenção de seu estado e justifique a continuação do pagamento. Isso não se aplica aos maiores de 60 (sessenta) anos, isentos pela Lei nº 13.063/2014.

Acréscimo de 25%

Conforme o artigo 45 da Lei 8.213/91, o aposentado por invalidez que precisar de assistência permanente de outra pessoa poderá requerer o acréscimo de 25% no valor de seu benefício, incluindo o 13º salário. Para isso, é necessário solicitar o benefício na agência do INSS em que é mantida a aposentadoria e realizar uma nova avaliação médico pericial. Em caso de falecimento do aposentado, esse acréscimo não será pago ao herdeiro.

Utilize o E-Diário para divulgar informações sobre a aposentadoria por invalidez no Diário Oficial da União de maneira mais fácil e rápida.

Mestre SEO

Recent Posts

  • Matérias

Saiba Como Fazer Uma Assembleia

Saber como fazer uma assembleia é essencial para conduzir uma boa reunião. Veja só o que precisa ser feito!

2 dias ago
  • Leis

Lei do Inquilinato – Entenda Como Funciona e Quais Direitos Você Precisa Conhecer

Você já ouviu falar sobre a Lei do Inquilinato? Conheça alguns de seus principais direitos como inquilino e faça um…

3 dias ago
  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

4 dias ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

6 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

6 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

1 semana ago