Matérias

3 Dicas Para Organizar o Pagamento de Impostos

Com a chegada do início de ano, o momento de se organizar e planejar como será feito o pagamento de impostos anuais chega junto. Os tributos mais conhecidos são o IPVA, IPTU e licenciamento. Depois dos gastos extras com as festas do final de ano é importante se programar para que as finanças pessoais não fiquem desequilibradas, pois afinal, além dos tributos existem outras contas importantes, como o material escolar, por exemplo.

Conheça algumas dicas para se organizar e não ter mais problemas com inícios de ano!

Dicas de como organizar o pagamento de impostos

Antes de mais nada é importante saber quais são os impostos a serem pagos. O IPTU é uma taxa municipal calculada sobre o valor do metro quadrado do imóvel. Comumente, se for pago até a data estabelecida, há um desconto no valor. Em algumas cidades brasileiras é possível parcelar em até dez vezes. 

O IPVA é um imposto estadual e seu valor varia de acordo com o final da placa do carro.  É sempre preferível efetuar o pagamento à vista. Já o licenciamento, em alguns estados, seu valor já vem embutido no IPVA. É cobrado de acordo com o tipo do veículo, sendo seu pagamento extremamente importante, pois serve para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que deve ser portado pelo condutor de forma obrigatória.

Agora que você já conhece quais são os tributos obrigatórios, vamos às dicas?

Opte por pagar à vista

O pagamento de impostos poder ser complicado depois de gastos extras de final de ano. Porém, uma das dicas para organização pessoal para controle das finanças é tentar fazer a efetuação do tributo à vista, isso porque, dessa forma, você evita os juros que são embutidos nas parcelas. 

Dessa maneira, você vai notar que a economia por pagar à vista é bastante significativa e impacta diretamente nas suas finanças. 

Faça uma reserva

Você já sabe que os gastos do começo de ano são altos. Por isso, faça uma reserva, ou seja, um planejamento financeiro desde o começo para conseguir pagar tudo no prazo. Crie uma planilha com todas as contas fixas e eventuais e faça uma estimativa do valor a ser pago. Depois, poupe uma quantia determinada por você para possíveis gastos extras. 

Dessa forma, você começa o ano de uma maneira mais organizada e sem comprometer o seu orçamento financeiro do ano todo. 

Utilize o 13°

Já pensou em poupar o seu décimo terceiro para o pagamento de impostos? A quantia recebida no final do ano pode ser tentadora para uma férias ou até mesmo, para aquela tão sonhada reforma em casa, né? Porém, pense consciente, já que terá gastos extras, nada mais justo do que utilizar esse benefício para ficar livre de dívidas para o resto do ano!

 

Gostou de conhecer algumas dicas para organizar e planejar o pagamento de impostos? Continue acompanhando o E-Diário para mais matérias assim!

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago