Categories: Perguntas Frequentes

Saiba o que é Liquidação Extrajudicial

Recentemente, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar decretou a liquidação extrajudicial da Unimed Paulistana. O objetivo é retirar a empresa do mercado de plano de saúde e impedir a comercialização de novos produtos. A operadora tinha falido devido a problemas financeiros e não estava conseguindo atender os consumidores adequadamente.

Mas você sabe o que significa efetivamente liquidação extrajudicial? Esse procedimento é uma intervenção judicial solicitada por um órgão governamental responsável por fiscalizar determinada empresa privada cujas atividades são consideradas fundamentais para a sociedade.

Além das operadoras de planos de saúde, como é o caso da Unimed Paulistana, que são regulamentadas pela ANS, outras instituições também são legíveis a esse tipo de controle. Dessa forma, dependendo do tipo de segmento de atuação das empresas privadas, elas serão fiscalizadas por determinado órgão.

Por exemplo, seguradoras e entidades de previdência privada são regulamentadas pela Susep, enquanto bancos e outras instituições financeiras ficam sob responsabilidade do Banco Central.

Quando essas empresas e outras semelhantes começam a dar sinais de falência, o respectivo órgão fiscalizador pode solicitar a sua liquidação extrajudicial. A intervenção é uma forma de recuperar a situação da empresa, possibilitando regularizar e garantir eventuais pagamentos e serviços a funcionários e clientes. Dessa forma, a justiça impede possíveis prejuízos à sociedade.

Liquidação extrajudicial perante a lei 

De acordo com o segmento da empresa, o respectivo órgão fiscalizador deverá recorrer a diferentes leis para respaldar a decisão de liquidação extrajudicial.

No caso das operadoras de saúde, será considerada a Lei nº 9.656/98. Já o procedimento para instituições financeiras é disposto na Lei nº  6.024/74. Além dessas, o juiz também pode utilizar a Lei 11.101/05, também conhecida como Lei da Falência, em que estão estabelecidos os procedimentos legais para viabilizar a recuperação judicial e extrajudicial da instituição em questão.

As informações sobre liquidação extrajudicial são extremamente importantes para a população e precisam ser publicadas no Diário Oficial da União – DOU para serem validadas.

Faça isso de maneira segura e prática contratando o serviço do e-DIÁRIO Oficial. Saiba mais informações no nosso portal.

Mestre SEO

Recent Posts

  • Matérias

Tipos de Crimes — Entenda os Mais Comuns no Brasil

Você sabe quais são os tipos de crimes mais comuns no Brasil? É importante dominar o assunto se for presta…

2 dias ago
  • Matérias

Revelia — Como o Acompanhamento Dos Diários Oficiais te Ajuda a Evitá-la

A revelia é declarada quando um réu não apresenta sua defesa sobre um processo até o prazo estipulado. Essa não…

6 dias ago
  • Leis
  • Sem Categoria

Ação Rescisória Trabalhista — Tire suas Principais Dúvidas Sobre o Assunto

A ação rescisória trabalhista é um importante instrumento que surge quando um processo é encerrado, mas sem o resultado pretendido e…

1 semana ago
  • Leis

Trânsito Em Julgado – Descubra O Que Significa O Termo Nos Processos

Você já deve ter ouvido falar na expressão trânsito em julgado ou transitar em julgado, seja na televisão ou ao…

2 semanas ago
  • Matérias
  • Sem Categoria

Saiba O Que É Licença Ambiental

Se você deseja começar um negócio que utiliza recursos naturais em suas atividades, é preciso saber o que é licença…

4 semanas ago
  • Tributação

Nota Fiscal De Entrada – Entenda O Que É E Como Deve Ser Emitida

Você sabia que a emissão de nota fiscal é obrigação de todas as empresas que vendem produtos ou serviços? No…

1 mês ago