Categories: Matérias

Saiba Como Fazer Uma Assembleia

Você sabe como fazer uma assembleia? Esta reunião tem algumas regras de funcionamento para que seja registrada como um encontro válido e formal. Afinal, trata-se de um momento para discutir resoluções importantes para a comunidade e, portanto, precisa seguir os conformes legais previamente definidos.

Confira essas dicas que o portal e-Diário Oficial preparou para te ajudar!

Como fazer uma assembleia?

A assembleia é uma reunião que deve ser feita, ao menos, uma vez a cada 365 dias, reunindo o corpo diretivo e os interessados na comunidade. Ela acontece em associações, empresas, organizações ou mesmo em condomínios e outros tipos de grupos organizados formalmente registrados. 

O objetivo é tratar de assuntos importantes para esse coletivo, como prestação de contas, projetos para o futuro, votação de membros, entre outros. Caso aconteça algum imprevisto e surja um tema de urgência fora de época, é preciso convocar uma assembleia extraordinária.

Para saber como fazer uma assembleia, entenda os passos a seguir:

Convocação

Todos os membros dessa comunidade devem ser formalmente convocados, de modo que todos estejam informados sobre a existência da reunião e possam comparecer. Nesse ato, é preciso acrescentar os dados de local, data, horário e pelo menos algumas das pautas que serão abordadas pelos grupos.

É importante que os integrantes já saibam o que será tratado na assembleia para que eles possam começar a refletir sobre o assunto, levar sugestões, opiniões e fortalecer o debate para chegar a uma ótima solução.

Preparação

Se você não sabe como fazer uma assembleia, tenha em mente que é preciso organizar os temas de acordo com o tempo de duração estipulado para o encontro. Prepare suas falas, divida por tópicos e não ultrapasse o horário definido. O condutor da reunião precisa ser o mais objetivo e claro possível.

Discussão

Mesmo que você seja o responsável por administrar a assembleia, os demais integrantes também devem participar da discussão. Separe um tempo para ouvir críticas e sugestões, ou mesmo para gerar um debate para que todos possam chegar em um acordo.

Ata da reunião

Por fim, é essencial fazer a ata da assembleia. Este documento não apenas formaliza a participação de todos os integrantes que compareceram, mas também as pautas discutidas e das soluções acordadas pelo grupo durante a reunião.

Gostou de saber como fazer uma assembleia? Então continue lendo os conteúdos do portal e-Diário Oficial!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Veja 3 Passos de Como Pesquisar no Diário Oficial da União

Quer saber como achar uma publicação no Diário Oficial de forma fácil e rápida? Confira as nossas dicas e veja…

2 dias ago
  • Matérias

Como Funciona a Aposentadoria Proporcional

A aposentadoria proporcional é um benefício que, embora extinto pelo INSS, ainda está em vigência para certo grupo social. Confira…

3 dias ago
  • Matérias

Entenda as Diferenças Entre Estatutário e Celetista

Você já sabe quais são as principais diferenças entre os regimes de contratação estatutário e celetista? Se não, dê uma…

5 dias ago
  • Matérias

4 Itens Essenciais nas Publicações no Diário Oficial da União

Você conhece as principais regras de publicações no diário oficial da união? Confira o que não pode faltar para elaborar…

1 semana ago
  • Matérias

Balanço Patrimonial — 4 Erros Que Você Não Deve Cometer na Hora de Fazer o Seu

Você sabe o que é e como fazer o balanço patrimonial da sua empresa? Embora ele tenha um papel de…

1 semana ago
  • Leis

Prisão Provisória — Saiba Como São Classificadas

Fique por dentro das matérias do e-Diário Oficial e saiba tudo sobre a prisão provisória. Conheça os tipos de prisões…

2 semanas ago