Matérias

Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?

Se você é um empresário, deve saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Esses são documentos obrigatórios emitidos ao final da cada ano. Na prática, são ferramentas muito úteis para uma boa gestão empresarial.

Confira por que você deve se atentar a essas questões contábeis e tomar decisões mais embasadas de acordo com as análises!

Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?

Saber qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE é bem simples. Porém, algumas pessoas ainda tendem a se confundir. Antes de aprender a real diferença entre essas duas análises, você sabia que elas são muito importantes para a saúde financeira de um negócio?

Abaixo, listamos alguns benefícios que esses demonstrativos podem trazer à sua empresa. Olha só:

  • detalham as movimentações realizadas;
  • auxiliam no controle de contas a pagar e a receber;
  • são uma ferramenta de planejamento financeiro;
  • apresentam de forma clara e transparente a real situação financeira;
  • auxiliam na tomada de decisão.
  • Os resultados da análise, assim como o controle, podem ser feitos por meio de livros empresariais, registros, demonstrativos ou relatórios específicos. É você quem escolhe a melhor maneira!

Agora veja a seguir qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE:

O que é balanço patrimonial? 

O balanço patrimonial (BP) é a demonstração contábil que leva em consideração todos os ativos e passivos, ou seja, bens, direitos e as obrigações da empresa para relatar a sua situação financeira. O documento leva em conta a movimentação histórica.

Para classificar cada um dos ativos, entenda:

  • bens: diz respeito ao estoque, lucratividade e mais;
  • direitos: as contas a receber, por exemplo;
  • obrigações: tudo o que a empresa não pode deixar de fazer, como o pagamento dos salários.

O que é Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)?

Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), é um documento que exibe a situação contábil, em relação ao ano de referência. Ou seja, analisa e mostra os resultados em lucros e/ou prejuízos. Resumindo, exemplifica os resultados operacionais e não operacionais da empresa.

O principal objetivo do documento, por sua vez, é analisar os números da empresa e identificar possíveis tomadas de decisões dentro do negócio. Com isso, não se esqueça de adicionar:

  • as receitas;
  • os rendimentos;
  • custos;
  • despesas;
  • perdas;
  •  e impostos que já foram pagos.
  • É importante ressaltar que a legislação permite que aplique-se o DRE ao Simples Nacional, com exceção para o Microempreendedor Individual (MEI). 

Apesar das diferenças entre os dois documentos, eles costumam ser elaborados em conjunto. Essa união resulta na principal declaração contábil e precisa ser publicada no Diário Oficial da União dentro dos prazos estipulados.

Até que não é difícil compreender qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? 

Qual a importância dos balanços patrimoniais e DRE de empresas? 

Sabendo qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você deve estar se perguntando qual a importância desses documentos. A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece, afinal, ambos servem para controlar o patrimônio de uma empresa.

Nesse sentido, eles são necessários para ajudar gestores a encontrar furos no orçamento, observar aspectos que podem ser melhorados e gastos que podem ser otimizados. Além disso, ambos demonstrativos são interessantes para avaliar a saúde financeira de uma organização, intervindo quando necessários. 

Veja dicas para fazer balanço patrimonial e DRE

Você deseja fazer o balanço patrimonial e DRE de forma mais certeira e sem erros, analisando corretamente cada informação presente nestes documentos? 

Então, veja algumas dicas a seguir: 

Balanço patrimonial

Aqui no E-Diário já falamos sobre a importância do balanço patrimonial, certo? Para elaborar essa declaração tão necessária, existem alguns pontos importantes para se atentar. Assim para fazer esse documento, algumas dicas são: 

  • determinar um período para inclusão de dados, já que essa certidão pode ser feita tanto anualmente quanto em outros momentos. Assim, seja qual for sua escolha, é preciso estipular esse espaço de tempo e só contar com informações referentes a ele;
  • pontuar os ativos também é interessante, para isso divida os ativos individualmente e também o total, assim os itens ficam muito mais fáceis de entender;
  • apontar as obrigações da empresa com outras instituições;
  • calcular o patrimônio líquido da organização, considerando lucros, fluxo de caixa e capital social.

Análise de DRE

Depois de verificar qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, você está pronto para conferir algumas dicas de como fazer a análise da Demonstração do Resultado do Exercício. 

Veja três orientações principais, a seguir:

  • verifique bem todas as informações, uma vez que isso evita erros na hora de registrar lançamentos e leva a uma análise mais precisa;
  • use um sistema de qualidade, já que para ter mais segurança e evitar erros manuais no processo um software de gestão oferece ótimos benefícios;
  • analise os resultados de determinados períodos de crescimento ou queda em conjunto com o balanço patrimonial, afinal, com isso será possível visualizar de ângulos diferentes do desempenho financeiro do seu negócio. 

Agora que você sabe tudo sobre qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE, assim como a importância desses documentos para a saúde do seu negócio e conferiu algumas dicas de como analisá-los e produzi-los, está pronto para conferir o guia completo de Balanço patrimonial e DRE no E-diário e entender como publicar corretamente sem atrasos.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago