Matérias

O Que é Profissional Liberal e Qual a Diferença Para Um Autônomo?

Apesar de algumas pessoas usarem os termos profissional liberal e autônomo como sinônimos, perante a lei existem diferenças. Afinal, cada um deles se enquadra em uma categoria de emprego e devem lidar com distintas questões em relação à formalidade e jurisdição.

Continue lendo este artigo para compreender este assunto!

O que é profissional liberal?

O profissional liberal é aquele que possui vínculo empregatício. Ou seja, ele deve possuir, obrigatoriamente, nível universitário técnico e registro em uma ordem ou conselho. Além disso, atua com carteira assinada, paga anualmente contribuições e pode se vincular a um sindicato de categoria.

Porém, o liberal pode trabalhar com autonomia. Por exemplo: Um advogado que tenha o próprio escritório, trabalha por conta própria, logo atua com autonomia. Entretanto, não deixa de integrar a categoria de profissional liberal, já que possui formação, representação sindical e deve declarar anualmente a DARF.

O que é profissional autônomo?

Esse tipo de profissional autônomo é aquele que atua independente de qualquer superior. Ele possui “independência financeira” para gerir a sua profissão. Não possui carteira assinada e pode ter ou não qualificação e formação profissional.

Quais as diferenças na previdência social?

Você sabe o que é profissional liberal contribuição para a previdência, realizada através do recolhido do INSS, é fundamental para os cidadãos brasileiros. É com esta ação que o trabalhador consegue se aposentar de forma segura. 

A diferença na forma de contribuição ocorre nestas categorias, pois o funcionário liberal que atua para terceiros através da CLT, recebe seu desconto automaticamente, fica a cargo da empresa. Porém, para aqueles que trabalham por conta própria, a contribuição deve ser realizada de acordo com a faixa de ganhos, de forma independente.

É melhor ser profissional autônomo ou liberal?

Agora que você já sabe o que é profissional liberal e autônomo, pode estar se perguntando qual é a melhor escolha. A verdade é que esta resposta é baseada no que você pretende para sua carreira profissional. Se o seu desejo é comandar o próprio negócio e já possui alguma formação, ser um profissional liberal com autonomia é uma ótima escolha.

Para os que sonham em crescer dentro de uma empresa , a CLT ainda é a melhor opção. Se você não possui formação, porém tem perfil empreender continue como autônomo, aderir as categorias de MEI (Microempreendedor Individual) é uma ótima decisão.

Gostou de aprender mais sobre o que é profissional liberal e autônomo? Continue acompanhando as postagens do E-diário Oficial!

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

O que é aviso de licitação e qual seu objetivo?

As licitações são um processo obrigatório para a condução de diversas atividades legais e governamentais,…

1 semana ago

Entenda a diferença entre inadimplência fiscal e sonegação de imposto

Você sabe qual é a diferença entre inadimplência fiscal e sonegação de imposto? Explore o…

1 mês ago

ESG na contabilidade: qual o impacto na prática profissional e nos processos das empresas

Explore o impacto do ESG na contabilidade empresarial, destacando benefícios como transparência, redução de riscos…

1 mês ago

Reforma tributária: o que muda para as empresas?

Saiba como a reforma tributária afetará sua empresa, com novos impostos e simplificação do sistema.…

1 mês ago

Como preparar documentos legais para publicação no DOU?

Este artigo fornece um guia completo sobre como preparar documentos legais para publicação no Diário…

2 meses ago

Como criar um sindicato: passo a passo

Quer saber como criar um sindicato? Leia nosso guia completo com o passo a passo,…

2 meses ago