Categories: Emprego

O que é Profissional Liberal e qual a Diferença para um Autônomo?

Algumas pessoas usam os termos “autônomo” e “liberal” como sinônimos, porém estes profissionais possuem divergências em suas atividades e definições. Entenda mais sobre o que é profissional liberal e autônomo neste artigo.

O que é profissional liberal?

O profissional liberal é aquele que possui vínculo empregatício. Ou seja, ele deve possuir, obrigatoriamente, nível universitário técnico e registro em uma ordem ou conselho. Além disso, atua com carteira assinada, paga anualmente contribuições e pode se vincular a um sindicato de categoria. Porém, o liberal pode trabalhar com autonomia, um exemplo disto:

Um advogado que tenha o próprio escritório, trabalha por conta própria, logo atua com autonomia. Entretanto, não deixe de integrar a categoria de profissional liberal, já que possui formação, representação sindical e deve declarar anualmente a DARF.

O que é profissional autônomo?

Esse tipo de profissional autônomo é aquele que atua independente de qualquer superior. Ele possui “independência financeira” para gerir a sua profissão. Não possui carteira assinada e pode ter ou não qualificação e formação profissional.

Quais as diferenças na previdência social?

Você sabe o que é profissional liberal contribuição para a previdência, realizada através do recolhido do INSS, é fundamental para os cidadãos brasileiros. É com esta ação que o trabalhador consegue se aposentar de forma segura. 

A diferença na forma de contribuição ocorre nestas categorias, pois o funcionário liberal que atua para terceiros através da CLT, recebe seu desconto automaticamente, fica a cargo da empresa. Porém, para aqueles que trabalham por conta própria, a contribuição deve ser realizada de acordo com a faixa de ganhos, de forma independente.

É melhor ser profissional autônomo ou liberal?

Agora que você já sabe o que é profissional liberal e autônomo, pode estar se perguntando qual é a melhor escolha. A verdade é que esta resposta é baseada no que você pretende para sua carreira profissional. Se o seu desejo é comandar o próprio negócio e já possui alguma formação, ser um profissional liberal com autonomia é uma ótima escolha. Para os que sonham em crescer dentro de uma empresa , a CLT ainda é a melhor opção. Se você não possui formação, porém tem perfil empreender continue como autônomo, aderir as categorias de MEI (microempreendedor individual) é uma ótima decisão.

Gostou de aprender mais sobre o que é profissional liberal e autônomo? Continue acompanhando as postagens do E-diário Oficial!

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Código de Ética OAB — O Que É Ético na Advocacia?

Saiba mais sobre o Código de Ética OAB, um instrumento para instruir os advogados a como conduzir a profissão com…

16 horas ago
  • Matérias

Prisão Temporária — Saiba O Que É e Para Quem Se Aplica

O Decreto-Lei Penal Brasileiro (n° 2.848/40), considera seis tipos de prisão: preventiva, em flagrante, temporária, para execução de pena, preventiva para…

2 dias ago
  • Matérias

Saiba Como Redigir e Finalizar Um Livro Ata

Em diversas ocasiões existe a necessidade de redigir um livro ata. O documento é uma forma de registrar  tudo o…

2 dias ago
  • Matérias

Conheça os Modelos de CNPJ Para Sua Empresa

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça os principais modelos de CNPJ e quais os tipos de negócio que se…

5 dias ago
  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

7 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

1 semana ago