Apesar de algumas pessoas usarem os termos profissional liberal e autônomo como sinônimos, perante a lei existem diferenças. Afinal, cada um deles se enquadra em uma categoria de emprego e devem lidar com distintas questões em relação à formalidade e jurisdição.
Continue lendo este artigo para compreender este assunto!
O profissional liberal é aquele que possui vínculo empregatício. Ou seja, ele deve possuir, obrigatoriamente, nível universitário técnico e registro em uma ordem ou conselho. Além disso, atua com carteira assinada, paga anualmente contribuições e pode se vincular a um sindicato de categoria.
Porém, o liberal pode trabalhar com autonomia. Por exemplo: Um advogado que tenha o próprio escritório, trabalha por conta própria, logo atua com autonomia. Entretanto, não deixa de integrar a categoria de profissional liberal, já que possui formação, representação sindical e deve declarar anualmente a DARF.
Esse tipo de profissional autônomo é aquele que atua independente de qualquer superior. Ele possui “independência financeira” para gerir a sua profissão. Não possui carteira assinada e pode ter ou não qualificação e formação profissional.
Você sabe o que é profissional liberal contribuição para a previdência, realizada através do recolhido do INSS, é fundamental para os cidadãos brasileiros. É com esta ação que o trabalhador consegue se aposentar de forma segura.
A diferença na forma de contribuição ocorre nestas categorias, pois o funcionário liberal que atua para terceiros através da CLT, recebe seu desconto automaticamente, fica a cargo da empresa. Porém, para aqueles que trabalham por conta própria, a contribuição deve ser realizada de acordo com a faixa de ganhos, de forma independente.
Agora que você já sabe o que é profissional liberal e autônomo, pode estar se perguntando qual é a melhor escolha. A verdade é que esta resposta é baseada no que você pretende para sua carreira profissional. Se o seu desejo é comandar o próprio negócio e já possui alguma formação, ser um profissional liberal com autonomia é uma ótima escolha.
Para os que sonham em crescer dentro de uma empresa , a CLT ainda é a melhor opção. Se você não possui formação, porém tem perfil empreender continue como autônomo, aderir as categorias de MEI (Microempreendedor Individual) é uma ótima decisão.
Gostou de aprender mais sobre o que é profissional liberal e autônomo? Continue acompanhando as postagens do E-diário Oficial!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…