Matérias

O Que É Ata Notarial, Quais os Tipos e Como Solicitar

Você sabia que o boletim de ocorrência não é um registro legal e oficial de um fato? A ata notarial é o instrumento público que documenta uma situação para que ela passe a ter valor jurídico, e, portanto, é ela quem permite a pré-produção de provas para apresentação em processos. Se quiser saber mais, leia este artigo para entender mais sobre o assunto.

O que é ata notarial e qual é a sua finalidade

A ata notarial é um documento público, emitido e firmado por um profissional autorizado no cartório (tabelião ou notário). Ela serve para comprovar fatos, situações ou a existência da pessoa solicitante de um processo, e pode ter diferentes finalidades:

Meio de prova em processo judicial

Como o documento registra oficialmente fatos, levando em consideração a veracidade e o maior detalhamento possível, ele pode ser usado como prova em processos jurídicos — e é um instrumento valioso no tribunal.

Verificação de fatos na internet

Hoje em dia, a internet é parte totalmente integrada às nossas vidas, e é possível que precisemos comprovar algo que aconteceu virtualmente — o que pode ser desde uma transação comercial até um golpe. Não basta, no entanto, como prova, apresentar em um processo um print que não tenha qualquer validade jurídica. A ata notarial entra, então, mais uma vez em cena para comprovar a veracidade de conteúdos e fatos que aconteceram online. Nesses casos, o notário deve verificar e registrar detalhadamente a situação, atestando sua veracidade na ata.

Registro de um fato

A ata notarial pode ser utilizada também para registrar uma situação verídica, que seja comprovada por meio de documentos ou testemunhas. Um dos seus usos mais comuns é a comprovação de vida, necessária para evitar fraudes em pagamento de benefícios do INSS, por exemplo. O registro de fato também pode se dar na modalidade em diligência. Nesse caso, o tabelião precisa se deslocar até o local da situação para atestar sua ocorrência e veracidade, como no caso de acidentes.

O que uma ata notarial deve conter

O profissional responsável pela emissão e autenticação da ata notarial deve certificar a existência dos seguintes itens: identificação do solicitante, seja pessoa física ou jurídica; data e hora do registro; local de ocorrência dos fatos registrados; descrição dos fatos, da forma mais detalhada possível; finalidade do documento. Por fim, ela deve ser devidamente assinada para que se torne válida.

Como solicitar uma ata notarial

Para fazer a solicitação de uma ata notarial, o requerente deve se dirigir a um cartório ou na sua região de residência ou na de ocorrência dos fatos, portanto todos os seus documentos de identificação e demais documentos que comprovem a situação. A ata é emitida mediante pagamento, e o valor se altera ano a ano, além de ser diferente dependendo da região do país. Portanto, para saber qual é o preço da ata notarial na sua cidade, é necessário conferir as informações do cartório. As burocracias relacionadas à emissão de documentos costumam deixar as pessoas com muitas dúvidas. Se esse é o seu caso, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o que é certidão de publicação expedida.

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Assembleia Geral do Sindicato: O Que É e Tudo o Que Você Precisa Saber

Saiba quais são os objetivos de uma assembleia geral do sindicato e quais são as…

2 dias ago

Saiba Como Fazer os Termos de Uso e Política de Privacidade da sua Empresa

Entenda a diferença entre Termos de Uso e Política de Privacidade e aprenda a elaborar…

3 dias ago

Como Consultar Lauda no Diário Oficial

Veja o passo a passo para consultar lauda de concluinte no Diário Oficial de São…

1 semana ago

Prazo de Certidão de Publicação Expedida — Quando Começa a Contar?

Saiba o que é prazo processual e como é contado o prazo da certidão de…

1 semana ago

Como Fazer o Balanço Anual da Empresa

Entenda o que é o balanço anual, qual é a sua finalidade e como ele…

1 semana ago

Publicação de Balanço Patrimonial no Diário Oficial da União: como fazer?

Aqui, no portal do E-Diário, você consegue fazer a publicação de balanço patrimonial sem trabalho…

2 semanas ago