Você sabia que o boletim de ocorrência não é um registro legal e oficial de um fato? A ata notarial é o instrumento público que documenta uma situação para que ela passe a ter valor jurídico, e, portanto, é ela quem permite a pré-produção de provas para apresentação em processos. Se quiser saber mais, leia este artigo para entender como fazer ata notarial, o que é e quais os tipos.
A ata notarial é um documento público, emitido e firmado por um profissional autorizado no cartório (tabelião ou notário). Ela serve para comprovar fatos, situações ou a existência da pessoa solicitante de um processo, e pode ter diferentes finalidades, que você verá logo a seguir.
Com relação aos tipos de ata notarial, temos:
Como o documento registra oficialmente fatos, levando em consideração a veracidade e o maior detalhamento possível, ele pode ser usado como prova em processos jurídicos — e é um instrumento valioso no tribunal.
Hoje em dia, a internet é parte totalmente integrada às nossas vidas, e é possível que precisemos comprovar algo que aconteceu virtualmente — o que pode ser desde uma transação comercial até um golpe.
Não basta, no entanto, como prova, apresentar em um processo um print que não tenha qualquer validade jurídica. A ata notarial entra, então, mais uma vez em cena para comprovar a veracidade de conteúdos e fatos que aconteceram online. Nesses casos, o notário deve verificar e registrar detalhadamente a situação, atestando sua veracidade na ata.
A ata notarial pode ser utilizada também para registrar uma situação verídica, que seja comprovada por meio de documentos ou testemunhas. Um dos seus usos mais comuns é a comprovação de vida, necessária para evitar fraudes em pagamento de benefícios do INSS, por exemplo. O registro de fato também pode se dar na modalidade em diligência. Nesse caso, o tabelião precisa se deslocar até o local da situação para atestar sua ocorrência e veracidade, como no caso de acidentes.
Sobre a dúvida de como fazer ata notarial, o profissional responsável pela emissão e autenticação da ata deve certificar a existência dos seguintes itens:
Por fim, ela deve ser devidamente assinada para que se torne válida.
Para fazer a solicitação de uma ata notarial, o requerente deve se dirigir a um cartório ou na sua região de residência ou na de ocorrência dos fatos, portando todos os seus documentos de identificação e demais documentos que comprovem a situação.
A ata é emitida mediante pagamento, e o valor se altera ano a ano, além de ser diferente dependendo da região do país. Portanto, para saber qual é o preço da ata notarial na sua cidade, é necessário conferir as informações do cartório.
As burocracias relacionadas à emissão de documentos costumam deixar as pessoas com muitas dúvidas. Se esse é o seu caso, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o que é certidão de publicação expedida.
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…