Em uso no Brasil desde 2009, as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornaram-se obrigatórias neste ano. Até então, as palavras poderiam ser grafadas segundo as duas ortografias. Com isso, o país torna-se o terceiro a oficializar o tratado firmado com os outros Estados que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Embora o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa só tenha se tornado obrigatório esse ano, as regras já eram utilizadas por veículos de comunicação, publicações oficiais do governo, livros e material didático. Com isso, a única grande mudança é em relação aos concursos e provas em geral. Como haviam duas ortografias, as bancas examinadoras aceitavam as duas formas, o que não acontecerá mais.
Além do Brasil, Portugal e Cabo Verde já oficializaram as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Além dos três, apenas São Tomé e Príncipe já ratificou o tratado, sendo usado em documentos oficiais desde janeiro de 2012. Devido a instabilidade política e outros problemas, os outros quatro países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ainda estão em estado de transição. A CPLP é composta por Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Guiné Equatorial e Timor-Leste.
Com a unificação das ortografias, a CPLP tem como principal objetivo facilitar e intensificar o intercâmbio científico e cultural entre os membros. Com o Acordo Ortográfico, os livros escritos em todos os países participantes serão publicados segunda as novas regras, estimulando a apreciação e expansão da literatura de língua portuguesa.
Somos o seu veículo para publicação de material no Diário Oficial da União. Nós resolvemos toda a burocracia, simplificando o processo para que você possa ter seu problema resolvido em menor tempo possível. Saiba como fazer publicações oficiais no DOU clicando aqui.
Saiba quais atos administrativos exigem publicação no Diário Oficial e veja como o E-diário facilita…
Conheça as contas e as funcionalidades das disponibilidades no balanço patrimonial da sua empresa!
Atualmente, segundo dados divulgados pela Agência Brasil de 2024, cerca de 76,4% da população já…
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…