Matérias

Entenda as Diferenças Entre Estatutário e Celetista

Se você se interessa em trabalhar no setor público certamente já ouviu falar dos regimes de contratação estatutário e celetista. Embora estes termos possam ser familiares, é comum que as pessoas não saibam, exatamente, qual a diferença entre ambos.

Ao assinar o contrato de trabalho, preste atenção em qual dessas duas modalidades está sendo levada em consideração para a sua função. Saber diferenciá-las é importante para entender quais são os seus direitos perante o empregador.

A fim de que você tenha essas informações na ponta da língua, o e-Diário preparou um artigo explicando a definição de cada um desses regimes. Confira abaixo!

Qual a diferença entre estatutário e celetista? 

Para que uma pessoa possa ser contratada como servidor público, existem dois regimes vigentes: estatutário e celetista. A princípio, é comum pensar que um garante maior estabilidade em seu posto de trabalho, enquanto o outro, nem tanto. Entretanto, não é bem assim, pois ambos podem ser estáveis, dependendo do cargo e do setor.

Em geral, a diferença está ligada à maneira como cada um é contratado. Veja só as competências de ambos:

Estatutário

O contrato estatutário é regido por uma lei federal, estadual ou municipal, que prevê quais são os direitos ou deveres do empregado. Conforme a Lei n° 8.112 de 1990, o servidor, após passar por um estágio probatório com uma duração de três anos, será efetivado. Com isso, a única forma de ele ser demitido é se houver um Processo Administrativo Disciplinar. Portanto, o empregado ganha uma maior estabilidade na empresa.

É justamente por conta disso que é comum pensar que esta é a melhor modalidade, uma vez que, dificilmente, alguém será mandado embora. Além disso, muitos funcionários gostam porque a aposentadoria garante que o salário seja o mesmo, mantendo a sua integralidade. Inclusive, por ser regido por uma legislação específica, é possível conseguir algumas bonificações especiais.

Celetista

Enquanto o estatutário é exclusivo para empresas públicas, a celetista costuma ser utilizada para economias mistas. Neste caso, a contratação é feita com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É possível afirmar que neste modelo também há estabilidade, pois as demissões de cargos concursados também são raras e devem ser sempre justificadas. 

Por se tratar das regras da CLT e das leis trabalhistas, os funcionários apresentam o direito de ter FGTS, rescisão, décimo-terceiro salário e a previdência por meio do INSS.

Gostou de saber a diferença entre os regimes estatutário e celetista? Então não deixe de ler as outras matérias do e-diário!

 

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

4 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

4 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago