Matérias

Descubra O Que É e Como Se Faz Contabilidade Financeira

A organização da situação financeira é essencial para qualquer pessoa e, principalmente, para empresas. Afinal, estar ciente de todas as movimentações feitas é importante para conhecer o real status econômico do negócio, além de compreender se determinadas ações estão gerando lucros e prejuízos, sendo mais fácil identificar as medidas que devem ser tomadas para melhorar os rendimentos. É por conta disso que a contabilidade financeira deve ser um ponto de atenção para empresários.

Se você deseja conhecer melhor os conceitos que definem esta atividade e como ela é exercida, veja só este artigo que o portal e-Diário preparou!

O que é contabilidade financeira

A contabilidade financeira é um dos pontos mais importante da administração de uma empresa. Afinal, ela é responsável por fazer o levantamento e a organização de todas as transações financeiras que são realizadas, além de fornecer relatórios periódicos que mostram a situação real e cuidar de questões burocráticas de tributação.

Investir em um empreendimento significa ter a necessidade de ter bons conhecimentos na área ou contratar um especialista que saiba lidar com números, planilhas e leis tributárias e todo o patrimônio interno do negócio.

Inclusive, segundo a Lei nº 6.404/1976, é obrigatório que pessoas jurídicas utilizem da contabilidade financeira para prestar contas e fazer cálculos de previsão para os próximos períodos.

Como é feita a contabilidade?

A apresentação dos dados patrimoniais da empresa são feitos por meio de registros atualizados periodicamente de maneira ordenada. Os demonstrativos financeiros os valores de entrada e saída de forma detalhada, definindo o que são os ganhos reais, a margem de lucro, as questões a saldar, entre outras coisas.

É destinado para pessoas externas, como acionistas, investidores, proprietários e outros interessados possam estar por dentro da situação financeira, além de bancos e o próprio governo.

Isso é feito por meio de três documentos:

  • balanço patrimonial (BP): permite o maior controle do patrimônio, pois mostra o status dos os ativos (bens) e passivos (dívidas)  e se há valores acumulados ou em débito;
  • demonstrativo de resultados de exercício (DRE): relatório simplificado e, ao mesmo tempo, completo que mostra se houve lucro ou prejuízo naquele intervalo de tempo;
  • demonstrativo de fluxo de caixa (DFC): registra a entrada e saída no caixa, nas aplicações financeiras e em contas bancárias.

Gostou de saber o que é e como se faz a contabilidade financeira? Então leia mais artigos aqui no portal e-Diário Oficial!

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago