Para garantir a saúde de uma empresa, muitos cuidados são necessários. E, certamente, fazer uma boa gestão patrimonial é uma delas. Mas, dependendo da instituição, é praticamente impossível garantir que esse tipo de gestão seja feita sem o auxílio dos profissionais da contabilidade. O que garantem não apenas a saúde financeira, mas também a segurança dos bens de uma empresa.
E para que possa compreender melhor a real importância da contabilidade para a gestão patrimonial, veja os pontos levantados abaixo, que citam as principais contribuições dessa área para toda e qualquer empresa que objetive o sucesso.
Antes de ir direto às contribuições da contabilidade para a gestão patrimonial, é preciso destacar que esse tipo de gestão visa controlar e administrar todos os direitos, obrigações e bens de uma empresa. E vale lembrar: bem é tudo aquilo que tem valor financeiro, ou seja, pode ser comprado ou trocado por dinheiro.
Diante disso, encontra-se a primeira e grande importância da contabilidade para a gestão patrimonial. Afinal, quando se fala em números de bens, tangíveis ou não, e movimentação de dinheiro, quem melhor do que os contadores para fazer um bom controle e administração?
Parte da importância da contabilidade para a gestão patrimonial das empresas está atribuída ao uso de ferramentas contábeis. Elas são úteis para garantir um levantamento fiel de bens. Mas também podem ser muito complexas, integrar diversos sistemas e exigir cálculos e papeladas demoradas de se conseguir.
Por esses motivos, e a fim de evitar erros contábeis que podem prejudicar toda a empresa, os profissionais da área de contabilidade são tão recomendados para fazer a gestão patrimonial. Pois possuem os conhecimentos necessários para lidar melhor com as ferramentas.
Alguns documentos obrigatórios por lei também fazem parte e são importantíssimos para uma gestão patrimonial eficaz. Esse é o caso, por exemplo, do balanço patrimonial, cuja existência é exigida no Código Civil Brasileiro, e da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, que ajuda os empresários a avaliar toda a parte financeira da empresa.
A questão é que, dificilmente alguém que não tenha experiência na área contábil irá conseguir produzir tais documentos. Sendo, portanto, extremamente necessário o conhecimento dos contadores, que sabem exatamente como montar um balanço patrimonial, por exemplo, diferenciar ativos de passivos e incluir todos os itens essenciais em documentos desse tipo.
Diante de tudo que foi mencionado, a contabilidade ajuda a gestão patrimonial. E torna-se útil para garantir um bom futuro financeiro para as empresas. Já que é a área mais apta a fazer levantamentos e produzir, corretamente, os documentos referentes à patrimônios, garantindo análises mais confiáveis, informativas e boas para os investidores.
Portanto, caso seja um contador, não ponha em risco a gestão patrimonial das empresas para as quais trabalha. Use serviços rápidos e seguros, como a publicação de matérias no Diário Oficial da União ou nos Diários Oficiais dos Estados.
Isso facilitará sua rotina, diminuirá suas tarefas e ainda contribuirá com a gestão patrimonial dos seus clientes. Além de contribuir com o seu sucesso profissional. Acesse a página de serviços do E-Diário e confira todos os nossos conteúdos!
Saiba o que é CTPS, sua importância na garantia de direitos trabalhistas e como consultá-la…
O que é Peculato? Veja como esse crime acontece, suas punições legais e a distinção…
Saiba o que é prevaricação, seus tipos e as consequências legais para servidores públicos que…
Antes de saber sobre homologação, o que é e seus objetivos, você precisa entender que…
Saiba o que é a CLT e como a Consolidação das Leis do Trabalho define…
Neste artigo, você vai descobrir como o E-diário pode te ajudar a otimizar as publicações…