Matérias

Contabilidade Consultiva — O Que Faz Um Contador Consultor?

Você sabe o que é contabilidade consultiva e como essa área pode contribuir para sua carreira? Se tornar um contador consultor é a nova realidade do profissional de contábil e proporciona um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Quer entender sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Afinal, o que contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo de negócio em que o contador é um parceiro estratégico de seu cliente. Neste tipo de relação de trabalho a cooperação entre contadores e os empresários é mais estreita e tem como principal objetivo usar a ciência contábil para ajudar empresas a se desenvolver. 

Sendo assim, o contador deixa de ter um papel burocrático para desenvolver uma função mais estratégica e analítica dentro da empresa. Desta forma, o profissional estará mais capacitado para:

  • identificar se a empresa está em situação de insolvência financeira;
  • impedir que a empresa vá à falência;
  • determinar o que a empresa precisa fazer para agregar mais valor e aumentar os lucros.

Para o profissional, a vantagem de atuar com contabilidade consultiva é a possibilidade de ter um diferencial competitivo no mercado de trabalho, aumentar a valorização da profissão e conquistar cargos melhores. Já para as empresas, alguns dos benefícios são:

  • redução de custos;
  • maior valorização da empresa;
  • inovação;
  • retenção de clientes;
  • aumento dos lucros;
  • gestão mais eficiente.

Como se tornar um contador consultor?

O primeiro passo para se tornar um contador consultor é compreender que nesta função o dever desse profissional vai além de ajudar a empresa com as obrigações fiscais. Ele deve desenvolver um papel mais abrangente como um consultor de negócios que analisa e interpreta os dados contábeis com a finalidade de contribuir com a tomada de decisão.

Com estas análises, o contador é capaz de ajudar a empresa a escolher o melhor método para avançar na direção de uma gestão mais eficiente.

Mas, atenção! Para se tornar um contador consultor é preciso preparo. Você deve ter em mente que seu papel é ajudar estrategicamente seus clientes para que as empresas tenham uma boa saúde financeira.

Em seguida, é preciso demonstrar aos seus clientes a importância de contar com esse auxílio para a tomada de decisões. Para isso, você pode enfatizar as vantagens da contabilidade consultiva para as empresas. Ser parceiro dos seus clientes e marcar presença on-line também te ajudará a dar o pontapé inicial nesta área e a superar os desafios da profissão.

Gostou de descobrir o que é contabilidade consultiva e de aprender como se tornar um contador consultor? Para conferir outros artigos como este, continue acompanhando as matérias do e-Diário Oficial!

 

ediario

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago