Categories: Benefícios

Conheça os Direitos Fundamentais dos Portadores do Vírus HIV

Assim como todo e qualquer cidadão brasileiro tem obrigações e direitos, os portadores do HIV, pela Constituição Brasileira também têm suas obrigações e direitos garantidos. Entre eles: dignidade humana e acesso à saúde pública, e é por isso que são amparados pela lei. Conheça os Direitos Fundamentais dos portadores do vírus HIV no post de hoje.

Direitos Fundamentais dos Portadores do Vírus HIV

Desde 1989 que os Direitos dos Portadores do Vírus HIV são reconhecidos pela Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da Aids.

Acesso à saúde

Quem porta o vírus HIV tem o direito de receber informações específicas sobre sua condição, além de ter assistência e tratamento de qualidade sem nenhum tipo de restrição. Não existe a necessidade de isolamento ou quarentena, sendo considerado um ato de descriminação. Não é permitido também que ninguém restrinja a liberdade ou os direitos das pessoas por razão de serem portadoras do vírus do HIV.

No que diz respeito à condição da doença, cabe ao soropositivo contar sobre sua saúde apenas para as pessoas que desejar. Os resultados dos testes HIV são revelados em discrição, de forma privada por profissional competente.

O teste de HIV só é submetido a pessoa que desejar e o diagnóstico será utilizado apenas para fins de transfusão sanguínea, estudos de epidemia e transplantes. Jamais será utilizado para controlar pessoas ou populações. Aos Direitos Fundamentais dos portadores do vírus HIV também incluem receber sangue ou hemoderivados, órgãos ou tecidos que tenham sido testados para quem tem Aids.

Direito do Portador do Vírus HIV no trabalho

A Lei também determina que nenhuma empresa pode solicitar testes para fins de admissão ou demissão. A realização do teste é obrigatória somente para a doação de sangue, esperma ou órgãos.

O portador de HIV também tem de forma garantida o auxílio-doença que pode ser concedido a qualquer cidadão brasileiro que pague o seguro previdenciário e esteja legal com o INSS. Quem está contaminado pelo vírus ou possua a doença com o nível grave pode receber o benefício sem a necessidade de esperar pelo prazo mínimo.

Quando o assunto é a aposentadoria por invalidez, o portador do vírus HIV também possui esse direito garantido, que pode ser recebido após a perícia médica bienal. Vale ressaltar que, para garantir esse direito, é necessário ter contribuído para a Previdência Social no mínimo por 12 meses.

Deseja publicar informações sobre os Direitos Fundamentais dos Portadores do Vírus HIV no Diário Oficial da União? Cadastre-se agora mesmo no e-Diário Oficial.

Você também vai gostar de:

  1. Saiba Mais Sobre os Direitos dos Transexuais
  2. Você conhece a lei que beneficia pessoas ostomizadas?

 

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago