Categories: Benefícios

Conheça as Novas Regras da Licença-paternidade

Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que amplia o período de licença-paternidade de cinco para vinte dias. A mudança faz parte do projeto que institui o marco legal da infância, composto por políticas públicas que beneficiam as crianças até seis anos de idade. No entanto, ela deixa claro que as empresas podem escolher ou não proporcionar a duração nova do benefício aos seus colaboradores.

Quais são os funcionários beneficiados pela ampliação da licença-paternidade? 

Somente têm direito a usufruir da nova duração da licença-paternidade os funcionários de empresas privadas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010.

O colaborador ainda deverá solicitar o benefício até dois dias após o nascimento do seu filho, mediante a comprovação de sua participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.  A extensão também vale aos pais que obtiverem a guarda judicial para adotar uma criança.

Durante o período em que o funcionário estiver afastado do trabalho, ele terá direito a sua remuneração integral. As empresas que têm tributação sobre o lucro real poderão deduzir esse valor dos impostos federais.

Obrigação dos pais

Durante o comprimento da licença-paternidade, a lei impede que os pais exerçam qualquer atividade remunerada. O objetivo é que a criança usufrua dos seus cuidados integrais.

Caso essa regra seja descumprida, o colaborador perderá o direito à prorrogação e terá que voltar imediatamente ao seu trabalho.

Publique informações sobre licença-paternidade com mais segurança e praticidade. Contrate agora mesmo os serviços do e-Diário, que agilizar essa tarefa para você!

Mestre SEO

Recent Posts

  • Matérias

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Itens Que Não Podem Faltar

Um contrato de prestação de serviços educacionais deve conter cláusulas específicas para evitar responsabilização indevida sob a instituição de ensino,…

2 dias ago
  • Matérias

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia…

2 dias ago
  • Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça.…

2 semanas ago
  • Matérias

Falência e Recuperação Judicial – Conheça as Diferenças Entre Elas

Falência e recuperação judicial são ações jurídicas para empresas que fecharão as portas ou irão apresentar projetos de recuperação judicial.…

2 semanas ago
  • Matérias

ECF — Passo a Passo Da Escrituração Contábil Fiscal

A elaboração da ECF, Escrituração Contábil Fiscal, é um processo delicado. Por isso separamos essas orientações para te ajudar. Confira.

2 semanas ago
  • Matérias

Contrato de Parceria Empresarial — Como Fazer De Forma Segura Para Ambos?

Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente…

2 semanas ago