Deseja participar de licitações de prefeituras, mas não sabe como encontrá-las? Calma, o E-Diário vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Acompanhe a seguir, todas as etapas que antecedem o cadastro da proposta e participe corretamente da sua próxima licitação.
Primeiramente, você sabe o que é uma licitação pública? É um processo administrativo em que o Órgão Público escolhe a forma mais vantajosa para a contratação de bens e serviços, com a melhor qualidade e o menor preço. Portanto, é a Administração Pública quem solicita, analisa e escolhe as propostas do processo licitatório.
Além disso, quem deseja participar precisa se enquadrar nas obrigatoriedades exigidas em cada uma das modalidades — concorrência, convite, tomada de preço, pregão, leilão e concurso.
Para saber quais são as exigências estabelecidas, você deverá ler o Edital publicado em algum dos jornais oficiais — que pode ser municipal, estadual ou federal.
Todas as empresas privadas que desejam vender para as entidades públicas devem, obrigatoriamente, participar de um processo de licitação. Para isso, é indispensável apresentar todos os documentos solicitados para se cadastrar, obter o registro cadastral e, consequentemente, participar.
O objetivo da apresentação dos documentos está em comprovar se essas empresas interessadas possuem:
Portanto, somente pode participar de licitações de prefeituras — e outras — as empresas que apresentem uma situação regular. Ou seja, que tenha comprovado o seu registro na Junta Comercial do Estado e que esteja cadastrada na Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, com impostos, taxas e encargos sociais em dia.
Os processos licitatórios promovem a justa e leal concorrência entre todos os participantes. São estritamente profissionais e burocráticos. Portanto, para elaborar uma proposta eficiente, primeiro ela deve estar de acordo com a modalidade em que você vai concorrer. Depois, ofereça informações pessoais, como:
Feito isso, não deixe de adicionar informações precisas sobre o seu produto ou serviço, os seus valores definidos e qual o prazo de validade da sua proposta.
E aí? Se sente mais preparado para participar de licitações de prefeituras? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, então continue acompanhando outros temas relacionados aqui no E-Diário Oficial!
A nova Instrução Normativa da Receita Federal altera as regras do PIS e COFINS, impactando…
Aprenda como publicar no Diário Oficial com um passo a passo completo. Descubra os tipos…
Entenda o que é desligamento voluntário, suas diferenças em relação à demissão sem justa causa…
Entenda os tipos de publicação no Diário Oficial, veja exemplos práticos, quais documentos são exigidos…
Você sabia que é possível divulgar uma retificação de publicação no Diário Oficial? É possível…
Aprenda como consultar processo trabalhista pelo CPF nos portais da Justiça do Trabalho. Acesse informações…