É bastante comum que a população geral não tenha plena consciência de seus direitos em diversas áreas da vida, como questões de previdência ou problemas enfrentados no trabalho. Para aqueles que querem estar mais conscientes, o serviço de assessoria jurídica online pode ser bastante esclarecedor e oferecer direcionamentos corretos.

Continue lendo e saiba exatamente como esse tipo de atendimento funciona!

O que é assessoria jurídica online?

O serviço de assessoria jurídica já é bastante corriqueiro, se tratando de um atendimento entre um advogado ou escritório de advocacia e uma pessoa que precisa de maior esclarecimento sobre dúvidas ou problemas jurídicos menores.

Ou seja, a consultoria ocorre quando não há envolvimento direto do Poder Judiciário, em momentos como:

  • elaboração e análise de contratos;
  • prevenção de litígios;
  • emissão de pareceres e relatórios;
  • resolução de dúvidas referentes a questões legais;
  • entre outros.

A assessoria jurídica online, por sua vez, é simplesmente a realização do mesmo tipo de serviço, mas através de plataformas digitais, como e-mail, Skype ou Hangouts. É um modo rápido de obter as informações necessárias sobre determinada situação legal.

Além disso, também conta com proteção dos dados do atendimento de acordo com as disposições do direito digital, então só você e seu consultor poderão ter acesso ao que foi discutido e divulgado. A assessoria é uma ferramenta poderosa na prevenção de riscos, para a busca de soluções e para assegurar os seus direitos.

Que tipos de casos podem ser tratados em uma consultoria jurídica online?

Ao conversar com um advogado via internet, é preciso entender que certos serviços não podem ser realizados. Em casos em que uma análise presencial é necessária, como uma análise de documentos ou uma ação judicial, o atendimento digital não é suficiente.

Ainda assim, muitos problemas podem ser resolvidos com a assessoria jurídica online. Confira algumas áreas que são trabalhadas nessa modalidade de serviço, com exemplo:

  • direito do consumidor: casos de cobranças indevidas, produtos ou serviços defeituosos, problemas com planos de saúde (inclusive é possível contar com um advogado especializado em saúde) e cartões de crédito, questões com consórcio;
  • direito previdenciário: saber mais sobre os direitos aos benefícios, planejamento e cálculo previdenciários;
  • direito imobiliário: é possível consultar sobre conflitos entre proprietários e inquilinos, analisar documentos, resolver questões de atrasos na entrega do imóvel ou tratar sobre financiamento;
  • pequenas empresas: elaboração de contratos sobre propriedade intelectual e questões trabalhistas;
  • direito do trabalho: resolver dúvidas sobre contratos de trabalho e esclarecer dúvidas sobre rescisão, demissão ou assédio;
  • direito internacional: esclarecer dúvidas sobre processos migratórios ou questões financeiras no exterior, como investimentos e tributos;
  • direito da família: reconhecimento de união estável, guarda de menores, detalhes da lei do divórcio, partilha de bens e pensão alimentícia.

No final das contas, o ponto principal é ajudar a população a ter total consciência e clareza sobre seus direitos nas diversas áreas jurídicas. Com essa informação, é possível entender as ações necessárias e exigir o que é devido.

Se você quer se manter atualizado e informado sobre os seus direitos, entenda mais sobre aposentadoria por tempo de serviço e evite que não tenha suas necessidades atendidas nesse processo tão importante para os trabalhadores!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago