Matérias

Auditoria Contábil: O que É e Qual a sua Importância?

Em diversos processos empresariais, a autoria se faz necessária para assegurar o perfeito desenvolvimento das atividades e também para impedir fraudes. E na contabilidade isso não é diferente! Até porque, essa é uma área extremamente importante para as empresas de todos os segmentos que, em prol da segurança financeira, precisam realizar constantemente uma auditoria contábil.

Para quem é contador, essa é uma possibilidade a mais de aprendizado, de especialização e também de emprego. Portanto, confira abaixo detalhadamente o que é auditoria contábil e qual a sua real importância para as empresas.

Conceito de auditoria contábil

Como os registros contábeis são essenciais para assegurar um bom futuro financeiro de uma empresa, qualquer erro ou alteração nesses documentos pode gerar verdadeiros estragos e até prejuízos à companhia, este último, geralmente causado quando há fraudes ou erros.

Por isso, e com o surgimento de grandes empresas — nas quais o capital costuma ser grande —, surgiu também a necessidade de verificar, por análises, checagem de informações e confirmação de fontes, a veracidade dos documentos e processos contábeis, dando origem então à auditoria contábil.

Atribuições da auditoria contábil

Basicamente, a função da auditoria contábil é examinar tudo aquilo que está diretamente ligado às responsabilidades da contabilidade dentro de uma empresa.

Portanto, na lista de atribuições desse tipo de auditoria, se tem a análise dos processos que acontecem na parte administrativa da contabilidade, na parte patrimonial, fiscal, técnica, econômica, ética e social, com direito ao exame de documentos, tais como do balanço patrimonial, da DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, da planilha de controle de patrimônio, dentre outros.

É importante mencionar que, tudo isso deve ser realizado de acordo as normas brasileiras ou internacionais de auditoria contábil, que são elaboradas pelos órgãos reguladores da profissão. No Brasil, é a NBC TA 300 que dispõe o que é necessário para um planejamento desse tipo de auditoria.

Importância da auditoria contábil

O principal objetivo da auditoria contábil é analisar se todos os âmbitos da contabilidade estão em conformidade com a realidade financeira da companhia, ou seja, verificar se os dados são verídicos. Porém, ao fazer isso, gera não apenas segurança financeira, mas também muitas outras vantagens para as empresas. Dentre elas, estão:

  • diminuição de pagamentos indevidos;
  • restrição dos desvios de bens patrimoniais;
  • atenuação de erros, irregularidades e fraudes;
  • adequações às leis fiscais;
  • transparência;
  • veracidade das informações (o que é crucial para quem busca investidores);
  • identificação de omissões nas receitas;
  • possibilidade de correção das falhas administrativas e processuais;
  • panorama real da situação financeira e patrimonial da empresa;

Essas são as vantagens e a importância da auditoria contábil. Para entender mais sobre a área de contabilidade e, inclusive, encontrar ferramentas úteis e práticas para contadores, continue lendo as matérias do E-Diário e encontre diversos conteúdos interessantes. Confira já!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

2 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

3 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

3 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

3 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

3 meses ago

Como Fazer um Contrato de Parceria Empresarial?

Aprendendo como fazer um contrato de parceria empresarial, você conhecerá a importância desse documento e…

3 meses ago