Categories: Matérias

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Contabilidade Societária

Você sabe o que é contabilidade societária e qual a sua importância dentro das empresas? Se você não sabe nada sobre o assunto, aproveite a oportunidade de conhecer um pouco no artigo do E-Diário. Acompanhe!

O que é contabilidade societária?

A contabilidade societária está ligada à assuntos contábeis referentes às relações entre os sócios de uma empresa e do negócio em geral. Segue as leis que abordam a constituição das sociedades e registra-a diretamente na Junta Comercial do Estado na qual a empresa será instalada. 

Em geral, a contabilidade societária é um cálculo que abrange atividades de performance da empresa, como controles, processos e recursos humanos, utilizando balancetes para acrescentar o fluxo operacional e financeiro da empresa. Além disso, questões sobre a saúde empresarial também são tratadas nessa área.

A combinação de um negócio, por ambas as partes, pode se dar por meio de uma fusão ou uma cisão. Veja abaixo a diferença entre elas:

  • fusão: é quando uma sociedade é absorvida pela outra, ficando com todos os seus direitos e obrigações. O patrimônio da absorvida, por sua vez, passa a contabilizar juntamente com patrimônio da que a absorveu.  A empresa absorvida some.
  • cisão: é quando a empresa transfere parte do seu patrimônio para um ou mais terceiros. A empresa que transferir o seu patrimônio pode ou não sumir. 

É obrigatório tê-la dentro da minha empresa?

Caso o modelo do seu negócio se encaixe em micro ou pequena empresa, não é obrigatório ter a contabilidade societária, uma vez que é exigido apenas o livro-caixa — documento em que é registrado a entrada e saída de dinheiro.

Porém, a sua obrigatoriedade depende de alguns fatores. É indispensável, por exemplo, em empresas pequenas ou médias que hajam a necessidade de blindar o patrimônio dos sócios ao classificar a empresa como limitada ou para pagar o imposto de renda sobre lucro efetivo.

Contudo, qualquer irregularidade com as notas fiscais ou ausência de controle, por exemplo, os benefícios desta contabilidade deixam de existir. Por isso, é uma exigência ter a disciplina operacional e financeira bem regulada. 

Gostou de saber um pouco sobre o assunto? Para mais matérias assim, continue acompanhando o E-Diário Oficial. 

Aproveite que já está por aqui e leia também sobre a contabilidade ambiental!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Itens Que Não Podem Faltar

Um contrato de prestação de serviços educacionais deve conter cláusulas específicas para evitar responsabilização indevida sob a instituição de ensino,…

2 dias ago
  • Matérias

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia…

2 dias ago
  • Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça.…

1 semana ago
  • Matérias

Falência e Recuperação Judicial – Conheça as Diferenças Entre Elas

Falência e recuperação judicial são ações jurídicas para empresas que fecharão as portas ou irão apresentar projetos de recuperação judicial.…

2 semanas ago
  • Matérias

ECF — Passo a Passo Da Escrituração Contábil Fiscal

A elaboração da ECF, Escrituração Contábil Fiscal, é um processo delicado. Por isso separamos essas orientações para te ajudar. Confira.

2 semanas ago
  • Matérias

Contrato de Parceria Empresarial — Como Fazer De Forma Segura Para Ambos?

Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente…

2 semanas ago