Categories: Matérias

Para que Servem os Partidos Políticos?

Todo mundo conhece os partidos e analisam eles em todas as eleições para escolher seus candidatos, não é? Mas, você já parou para pensar para que servem os partidos políticos? Veja só as informações que separamos!

Antes de tudo, você precisa saber que essas agremiações são elementos fundamentais para a organização da vida política no país, afinal, elas são responsáveis por lançar candidatos para assumir cargos públicos de governo, ou seja, são essenciais para a democracia acontecer e ser mantida. 

Quer saber mais sobre a temática e entender melhor a importância dos partidos? Confira este artigo! 

 

Quais são as responsabilidades dos partidos políticos?

 

Os partidos políticos são descritos como a união de pessoas com os mesmos, ou semelhantes, ideais políticos que, de forma organizada, buscam fazer parte da vida pública para melhorar a eficácia de determinado poder. Eles têm como função, basicamente, promover o interesse nacional.

Fundamentalmente, é de responsabilidade dos partidos políticos ser uma ponte de ligação entre a população e a representação política, seja em parlamentos estaduais, federais ou municipais, além, dos três níveis do poder executivo.

Como já conhecemos, um partido também deve lançar candidatos para cargos eletivos, para que a população tenha opções para escolher entre quais seguem a ideologia que ela apoia.

Atualmente, no Brasil, existem 35 partidos. Suas obrigações são representar a população, transmitir a vontade da maioria, ser um meio de ligação entre o povo e governantes e conduzir o interesse público.

 

Quais são suas obrigações dos partidos?

 

Para garantir a transparência sobre a fonte de receitas dos partidos, eles têm a obrigação de prestar contas de tudo o que é arrecadado e gasto durante as campanhas eleitorais e todo o ano.

As agremiações partidárias devem manter uma escritura contábil, que detalhe a destinação de despesas. Além disso, é proibido que elas recebam financiamento de recursos providos de qualquer entidade ou governo estrangeiro. E, de acordo com o Artigo 31, estão, ainda, vedadas obter qualquer recurso que venha de empresas públicas, autarquias, autoridades ou órgãos públicos.

Viu só? Essas são as funções e obrigações dos partidos políticos em nosso país. Agora que você entende melhor pelo o que eles devem prezar, pode analisar se o partido do qual o representante que escolheu ou que está eleito cumpre com todas essas determinações.

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários que teremos um grande prazer em respondê-las. Confira outras matérias do e-Diário e saiba mais informações sobre política e legislação!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Edital de Concursos — Veja Como Buscar por um Concurso

Quer encontrar um edital de concursos e não sabe como? Veja só as informações que precisa saber para entrar na…

1 dia ago
  • Perguntas Frequentes

Entenda as Diferenças entre Divórcio, Separação e Desquite

Para os profissionais de Direito, o conceito está bem claro. Mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre divórcio, separação…

2 dias ago
  • Perguntas Frequentes

Junta Comercial — O Que É e Como Se Cadastrar

Você já ouviu a expressão "casamento de empresas"? Quem é empresário sabe da importância de estar cadastrado na Junta Comercial…

2 dias ago
  • Benefícios

Aposentadoria Por Tempo de Serviço — Entenda Sobre o Assunto

Saiba mais sobre a aposentadoria por tempo de serviço aqui, no E-Diário Oficial.

3 dias ago
  • Matérias

Quais os Deveres e Direitos do Estagiário?

Você sabe quais são os deveres e direitos do estagiário? Confira o que a legislação brasileira diz a respeito de…

6 dias ago
  • Matérias

Ato Discricionário — Entenda O Que É!

Um ato discricionário tem mais liberdade de avaliação por parte do administrador. Mas isso não significa que ele não deva…

1 semana ago