Atualmente, segundo dados divulgados pela Agência Brasil de 2024, cerca de 76,4% da população já utiliza o serviço de transferências rápidas do Banco Central, desenvolvido em 5 de outubro de 2020.
Em junho de 2025 está previsto novas regras para o Pix, que devem ser consideradas nas suas próximas transações.
Nesse texto, explicaremos para você quais são as novas regras do Pix em 2025, como essas mudanças afetam a gestão administrativa da sua empresa e quais as melhores dicas para se adaptar.
O Pix foi uma verdadeira revolução no mercado financeiro brasileiro, e em 2025 passou por algumas mudanças para que o serviço fique ainda melhor. Vamos conferir as principais novidades dessa futura atualização? Veja a seguir.
A partir de julho, as chaves Pix ligadas a CPFs ou CNPJs com problemas cadastrais na Receita Federal serão excluídas. Nesse contexto estão incluídos casos como nome errado, CPF cancelado ou empresa com CNPJ inapto.
No entanto, a mudança não afeta chaves associadas a CPFs ou CNPJs com dívidas, ou nome sujo.
As chaves do tipo e-mail não poderão mais ser transferidas de uma pessoa para outra. E se você usa chave aleatória, não vai conseguir mais alterar os dados: será preciso excluir e criar uma nova.
O uso do Pix por aproximação começou a ser liberado em 28 de fevereiro de 2025, funcionando de forma semelhante aos pagamentos feitos com cartões e carteiras digitais.
A tecnologia permite realizar transações aproximando o celular ou smartwatch de uma maquininha compatível com NFC, de forma rápida e segura.
A partir de 16 de junho de 2025, entra em vigor o Pix Automático, funcionalidade que permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, mensalidades escolares, academias, serviços de assinatura, entre outros.
As novas regras do Pix em 2025 exigem mais atenção na gestão administrativa, pois se a empresa usa um CNPJ que está com problema cadastral na Receita (mesmo que seja um erro simples), as chaves Pix podem ser excluídas, e isso impacta diretamente no recebimento de clientes e parceiros.
Ou seja, é bom manter o CNPJ regularizado e os dados sempre certinhos.
Outra mudança que pode pegar algumas equipes de surpresa é o fim da portabilidade de chaves por e-mail, se a chave estiver vinculada a um e-mail corporativo antigo, por exemplo, será preciso excluir e cadastrar de novo.
Além disso, com a chegada do Pix Automático, é possível organizar pagamentos recorrentes com mais controle e previsibilidade no financeiro. Já o Pix por Aproximação facilita vendas rápidas e automatizadas no varejo.
Com as mudanças das regras do Pix em 2025, as empresas precisam se organizar para evitar surpresas na rotina financeira. Para facilitar essa transição, veja a seguir algumas práticas que podem ajudar (e muito!):
Assim, conhecendo as novas regras do Pix, você poderá se regularizar e atualizar a sua empresa sobre as novidades para garantir que possam utilizar esse serviço de maneira legal e sem surpresas.
Quer tornar a gestão administrativa da sua empresa ainda mais eficiente? Confira nosso artigo sobre 5 aplicativos de contabilidade que ajudam você a agilizar a sua gestão e descubra ferramentas essenciais para simplificar seus processos.
Descubra o que é e como realizar o pedido de exoneração de servidor público municipal.…
O aditivo contratual permite alterar contratos firmados sem comprometer sua validade. Saiba como fazer corretamente…
Saiba como a comunicação transparente ajuda a prevenir o abandono de emprego, evitar prejuízos e…
Descubra como consultar o balanço patrimonial de uma empresa, entender os dados apresentados e utilizar…
As mudanças fiscais de 2025 impactam os microempreendedores individuais. Conheça as novas regras, evite multas…
Saiba o que acontece quando o processo sai no Diário Oficial, os prazos, ações obrigatórias…