Matérias

Saiba O Que É Nota Fiscal Avulsa e Como Fazer a Emissão

Você já sabe o que é a Nota Fiscal Avulsa? Conhecida como NFA, este é um documento fiscal válido em território nacional, porém utilizado especialmente por empresas de pequeno porte.

Se faz parte desse grupo de pequenos empreendedores, ou simplesmente tem curiosidade, mas não sabe como funciona ou como fazer a sua emissão, não se preocupe! O portal e-Diário preparou um artigo para você. Confira!

O que é Nota Fiscal Avulsa e quais são suas características?

Todas as transações de compra e venda devem ser registradas para haver a regularização dos impostos e tributos que a empresa precisa contribuir para o governo. Portanto, a emissão de uma nota fiscal é obrigatória em todo o país a sonegação é crime.

Ela, por ser eletrônica, não é emitida em papel, mas tem o mesmo valor. Assim, é uma forma de pequenos empresários manterem-se de acordo com a lei. Profissionais autônomos e empresas de pequeno porte têm como obrigação emitir a NFA. Esse método é seguro e ágil, ótimo para negócios ativos porém com uma demanda não tão grandes.

Porém, ela varia de estado para estado, alguns, ainda, não utilizam esse tipo de nota. Para saber se na sua região a Nota Fiscal Avulsa é emitida, visite a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do município e questione sobre o documento.

Como emitir a Nota Fiscal Avulsa?

Os prestadores de serviço – sendo de pequenas empresas ou autônomos – devem emitir esse documento fiscal por exigência da Legislação Tributária. A Nota Fiscal Avulsa deve conter descrição sobre o serviço/produto e seu valor e, além disso, expor os dados do prestador. Outro aspecto importante é conter informações para o lançamento do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Para solicitar a emissão deste documento fiscal, o responsável pela empresa deve procurar a Secretaria Estadual da Fazenda para fazer o requerimento. Em alguns estados já é possível solicitar que a nota fiscal seja emitida pela internet. Se for possível pedir o documento dessa maneira, basta criar um nome de usuário. Posteriormente, retire a senha do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal em um posto da Fazenda.

Agora que você já conhece a Nota Fiscal Avulsa e sabe como fazer a emissão desse documento fiscal, veja se o seu negócio se enquadra entre as empresas e profissionais que precisam desse cupom e cumpra essa exigência.

Gostou de saber o que é Nota Fiscal Avulsa? Para saber mais sobre notas fiscais e outras informações sobre Legislação Tributária, continue acompanhando o site do E-Diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

Relatório de Receitas Brutas — Para Que Serve e Como Preencher

Conheça a estrutura ideal de um relatório de receitas brutas e como ela pode otimizar…

3 meses ago

Modalidades de Licitação: Entenda Cada Uma Delas

Entender as modalidades de licitação existentes é fundamental para quem deseja participar de um processo…

3 meses ago

O Que É Um Contrato De Consumo E Como Elaborar?

Neste artigo, você vai descobrir o que é um contrato de consumo e quais são…

4 meses ago

Entenda Para Que Serve um Sindicato

Tem dúvidas de para que serve um sindicato? Leia o artigo para entender!

4 meses ago

Contratos Administrativos — Saiba Como Formular Corretamente

Neste artigo, você vai entender melhor sobre os contratos administrativos e como o E-diário Ofícial…

4 meses ago

Planilha de Controle de Patrimônio: Existe um Modelo Ideal?

A planilha de controle de patrimônio é um documento fundamental para a contabilidade de empresas.…

4 meses ago