Categories: Matérias

Saiba O Que É Nota Fiscal Avulsa e Como Fazer a Emissão

Você já sabe o que é a Nota Fiscal Avulsa? Conhecida como NFA, este é um documento fiscal válido em território nacional, porém utilizado especialmente por empresas de pequeno porte.

Se faz parte desse grupo de pequenos empreendedores, ou simplesmente tem curiosidade, mas não sabe como funciona ou como fazer a sua emissão, não se preocupe! O portal e-Diário preparou um artigo para você. Confira!

O que é Nota Fiscal Avulsa e quais são suas características?

Todas as transações de compra e venda devem ser registradas para haver a regularização dos impostos e tributos que a empresa precisa contribuir para o governo. Portanto, a emissão de uma nota fiscal é obrigatória em todo o país a sonegação é crime.

Ela, por ser eletrônica, não é emitida em papel, mas tem o mesmo valor. Assim, é uma forma de pequenos empresários manterem-se de acordo com a lei. Profissionais autônomos e empresas de pequeno porte têm como obrigação emitir a NFA. Esse método é seguro e ágil, ótimo para negócios ativos porém com uma demanda não tão grandes.

Porém, ela varia de estado para estado, alguns, ainda, não utilizam esse tipo de nota. Para saber se na sua região a Nota Fiscal Avulsa é emitida, visite a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do município e questione sobre o documento.

Como emitir a Nota Fiscal Avulsa?

Os prestadores de serviço – sendo de pequenas empresas ou autônomos – devem emitir esse documento fiscal por exigência da Legislação Tributária. A Nota Fiscal Avulsa deve conter descrição sobre o serviço/produto e seu valor e, além disso, expor os dados do prestador. Outro aspecto importante é conter informações para o lançamento do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Para solicitar a emissão deste documento fiscal, o responsável pela empresa deve procurar a Secretaria Estadual da Fazenda para fazer o requerimento. Em alguns estados já é possível solicitar que a nota fiscal seja emitida pela internet. Se for possível pedir o documento dessa maneira, basta criar um nome de usuário. Posteriormente, retire a senha do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal em um posto da Fazenda.

Agora que você já conhece a Nota Fiscal Avulsa e sabe como fazer a emissão desse documento fiscal, veja se o seu negócio se enquadra entre as empresas e profissionais que precisam desse cupom e cumpra essa exigência.

Gostou de saber o que é Nota Fiscal Avulsa? Para saber mais sobre notas fiscais e outras informações sobre Legislação Tributária, continue acompanhando o site do E-Diário!

Conteúdo AG Mestre

Recent Posts

  • Matérias

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: Itens Que Não Podem Faltar

Um contrato de prestação de serviços educacionais deve conter cláusulas específicas para evitar responsabilização indevida sob a instituição de ensino,…

2 dias ago
  • Matérias

Entenda Como Organizar Agenda de Trabalho

Afinal, como organizar agenda de trabalho? Muitas vezes, temos tantas demandas que fica até difícil saber como organizá-las por dia…

2 dias ago
  • Matérias

Embargo de Declaração — O Que É E Como Fazer?

Todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas e claras para evitar erros de compreensão e garantir a efetividade da justiça.…

2 semanas ago
  • Matérias

Falência e Recuperação Judicial – Conheça as Diferenças Entre Elas

Falência e recuperação judicial são ações jurídicas para empresas que fecharão as portas ou irão apresentar projetos de recuperação judicial.…

2 semanas ago
  • Matérias

ECF — Passo a Passo Da Escrituração Contábil Fiscal

A elaboração da ECF, Escrituração Contábil Fiscal, é um processo delicado. Por isso separamos essas orientações para te ajudar. Confira.

2 semanas ago
  • Matérias

Contrato de Parceria Empresarial — Como Fazer De Forma Segura Para Ambos?

Você já ouviu falar sobre o contrato de parceria empresarial? Se você, algumas vez, abriu uma empresa com um sócio provavelmente…

2 semanas ago